Renascer não é preciso...

Quando era adolescente, por volta dos 15 (quinze) anos, algumas vezes, ouvia a seguinte frase: "navegar é preciso, viver não!" Explico: minha irmã sempre fora apoixonada por poesias, daí, inevitavelmente, não poderia deixar de lado essa bandeira da poética e, de vez em quando, dizia tal frase. Pena que eu fui entendê-la já mais velho.

O norte é essencial na navegação, por isso a utilização do instrumento mor de navegação, a bússula, foi uma das descobertas tão festejadas à epoca.

E como festejamos em nossa vida cotidiana quando descobrimos o norte de nossos problemas!!! É dizer: encontramos uma possível solução para algo que nos inquieta ou nos dá formigamento interno. Ocorre que, ainda que em nossos tempos modernos, a tecnologia trouxe tantos e tantos inventos, não trouxe para nós um instrumento para solução de nossos vários problemas. O motivo: já havia sido descoberto há muito tempo atrás, inclusive, seu inventor foi assassinado numa cruz. No entanto, insistimos em outras alternativas.

E quantas alternativas, hoje, principalmente a mídia coloca para as pessoas... Compre um novo celular e seja mais feliz, compre, compre e compre...

Será o natal um vínculo afetivo entre as pessoas que se dá, efetivamente, via presentes? Acredito que possa ser uma das maneiras de se estabelecer o momento festivo, mas não como foco central e único.

Natal é, mormente, momento de renascer... sempre. Agora, existem várias maneiras de renascer. Seja no perdão a um inimigo, seja na reflexão de atos que nos faz tornar pessoas rudes e insensiveis, enfim, o ato de refletir é imperioso nesse momento e, não obstante, a propositura de uma vida melhor, a partir de um renascer.

Daí, o viés tão bem colocado pelo inesquecível poeta: "Navegar é preciso, viver não!", acrescento por minha conta e risco e, com a devida licença, renascer também não é preciso! Cada qual à sua maneira e a seu tempo!

Uma coisa há de se ficar claro: o tempo é imperdoável, não aguarda... Então, façamos uma reflexão nesse natal e tentemos renascer no próximo dia 25, sendo pessoas ainda melhores, com a ajuda daquele que a tudo pode e a tudo vê!

Clovis RF
Enviado por Clovis RF em 23/12/2007
Código do texto: T789379