Padrinhos e madrinhas

Apadrinhar é um testemunho de amor ao próximo. Jesus resume os mandamentos em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo (Mc. 12.31; Mt. 22.39).

Os nomes padrinho e madrinha, que têm origem no latim, significam pai e mãe. Os padrinhos têm a missão de proteger, cuidar e acompanhar.

Apadrinhar é ser abençoado; é preocupar-se com aquilo com que Deus se preocupa; é sinalizar o reino de Deus; é contribuir para uma cultura de generosidade.

O batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o primeiro dos Sacramentos, a “porta” que faz o Cristo nos habitar e permite aos cristãos a entrada no seu Mistério.

Padrinhos de BATISMO ou de CRISMA têm a missão de colocar os afilhados nas mãos de Deus, que lhe dará todas as graças necessárias para acompanhá-los no caminho da fé que o Senhor convidou a trilhar.

Os padrinhos devem dar testemunhos desde cedo, ao lado dos pais e de toda a família, apresentar a partir da primeira infância devoções, valores e o temor a Deus. A vida espiritual das crianças é influenciada por instruções e exemplos recebidos.

Pais e padrinhos são responsáveis pela espiritualização dos filhos e afilhados e essa missão será cobrada de cada um.

A Parábola dos Talentos (Mateus 25:14-24), ou parábola das Minas, nos lembra que todos recebemos dons ou capacitação para contribuir nesta vida, servindo a Deus e às pessoas. O que fazemos com o talento recebido terá efeitos futuros, quando o que nos foi confiado por Deus for por Ele requerido.

Umbelarte
Enviado por Umbelarte em 22/09/2023
Código do texto: T7892023
Classificação de conteúdo: seguro