EMPATIA: OS TRÊS COMPONENTES
Lélia Angélica
há 15 horas (07/09/2023, 07:57:20 BRT)
Olá Décio, bom dia! Antes de cursar Psicologia fui bancária de uma instituição pública a trabalhei nela até a minha aposentadoria. Reconheço que não foi fácil, cumprir regras, horários, rotinas, e me tornei escrava de cartão de ponto sendo que controle e vigilância sempre foi muito forte em cima dos funcionários. Penso que a vida é como um " pêndulo", e não devemos pendê-la para um lado só, é preciso haver um equilíbrio. A psicologia de certa forma, supriu um pouco dessa lacuna e me apaziguou. Como toda escolha há ganhos e perdas . Optei pela estabilidade e segurança profissional, mas eu não via os dias passarem, a rotina realmente nos absorve. A escolha foi minha. Você Décio é uma pessoa extremamente idealista, que quer romper com o sistema opressor, mas também, digamos "pagou um preço alto demais" por ser assim. Viver da forma que você viveu foi uma escolha sua. E cá estamos, duas pessoas que viveram os dois lados antagônicos da vida. Uma aceitando ser uma peça dessa dessa engrenagem, um "robô biológico" como você se refere e o outro lutando radicalmente contra o sistema e a censura. De certa forma, que interessante é tudo isso, somos amigos aqui e isso não nos afasta, parece até que nos aproxima . Décio, tenha um lindo dia e um excelente feriado. Fica com Deus!.
Para o texto: AS DIMENSÕES: HIPPIE E ANDROIDE
DECIO GOODNEWS
OS TRÊS COMPONENTES DA EMPATIA SÃO: O AFETIVO, O COGNITIVO E O REGULADOR DE EMOÇÕES.
ACREDITO FIRMEMENTE QUE UM LEITOR QUE SAIBA LER, E SAIBA LER NAS ENTRELINHAS, VAI SE DIVERTIR, SENTIR PRAZER EM SABOREAR AS SEMENTES LANÇADAS NA MENTE DESTE PELAS INESPERADAS, SINGULARES E EXTRAORDINÁRIAS INTERVENÇÕES DA ET "A MOCHILEIRA" NA VIDA TRIVIAL, COSTUMEIRA, DO JOVEM PAULISTA QUE, POR UMA SÉRIE DE INTERVENÇÕES DO ACASO EM SEU TEMPO HISTÓRICO DE VIDA, FOI TENSIONADO À VIVER UMA VIDA DIFERENTE DA VIDA DE SEUS CONTEMPORÂNEOS DE GERAÇÃO. LANÇAR-SE NUMA DIMENSÃO, ATÉ ENTÃO ESTRANHA, DO VIVENCIAR A VIDA FORA DOS PADRÕES DO PADRÃO PESSOAL, FAMILIAR E DA ESCOLARIDADE TATIBITATE, É UMA AVENTURA REALMENTE INIGUALÁVEL: FAZER A EMPATIA LEITOR/PERSONAGEM SIGNIFICA ABSORVER A EXPERIÊNCIA ALHEIA, MAS, MESMO NÃO SENDO SUA, SUA SUBJETIVIDADE ALCANÇA OS OBJETIVOS QUE SE TORNAM SEUS, DO LEITOR. E A VIDA INVULGAR, ATÍPICA, INSÓLITA QUE O JOVEM PAULISTA COMEÇA A VIVENCIAR, FICA TAMBÉM A FAZER PARTE DA VIDA E DA SUBJETIVIDADE DO LEITOR. LER "A MOCHILEIRA" DO JEITO APROPRIADO, TRARÁ O LEITOR À PARTICIPAÇÃO DE UM TEMPO E DE UM ESPAÇO VIVENCIAL (EXISTENCIAL) QUE LHE ENRIQUECERÁ A PRÓPRIA VIDA. O COMPONENTE AFETIVO DA EMPATIA NO LEITOR, COMPARTILHA PARA SI MESMO A COMPREENSÃO DO ESTADO EMOCIONAL DA PERSONAGEM (OU PERSONAGENS). O COMPONENTE COGNITIVO INTERA-SE AO ESTADO MENTAL DE OUTRA PESSOA (OU PESSOAS). E AÍ AS EMOÇÕES SE COMPARTILHAM COM CERTA NATURALIDADE.
(P.S: TEXTO DA SEQUÊNCIA DE DIÁLOGOS ENTRE A RECANTISTA LÉLIA (POETA, ENSAÍSTA, PSICÓLOGA) E O PROFESSOR, ESCRITOR E AUTOR DO ROMANCE "A MOCHILEIRA").