Esquecer é preciso!
Esquecer! Acho que isto é a chave para uma vida mais feliz...
Mas como? Se a maturidade tão sonhada não nos permite.
Observe a criança, na maioria das vezes ela está animada, alegre e ouso dizer feliz. Por ora chora, faz pirraça, fica triste mas logo depois volta a brincar, a sonhar... Basta um abraço, uma soneca, um afago e o sorriso do rosto retorna e ela esquece completamente de sua dor , está preparada para um novo dia!
Mas à medida que a Maturidade chega, a capacidade de esquecer vai diminuindo e vai ficando cada vez mais difícil esquecer .
No decorrer da vida acumula-se resquícios de mágoas, sentimentos negativos, frustrações, padrões, deveres, obediência, defesas ...
O acúmulo é de tal forma que passamos a arrastar um fardo cheio desses sentimentos. Então nossa vida se torna pesada ... Dormimos e acordamos e o peso está lá! Passeamos e o peso está lá! Até às vezes nos divertimos, mas ele continua lá!
A insatisfação é a nossa eterna companheira, o medo nosso irmão e as lembranças uma tortura a tilintar em nossa mente...
A medida que se acumulam estas lembranças, se constrói a maturidade. Isso faz com que você aprenda a não repetir os erros cometidos. No entanto, para não repeti-los é necessário permanente relembra-los...
Você perde a capacidade de esquecer a medida que amadurece .
A maturidade te ensina a escolher a coisa sensata a fazer, o caminho mais racional a seguir...Mas para isso temos que muitas vezes lembrar de não agir com o coração e emoção.
A maturidade te alerta para se afastar das pessoas e sentimentos que te fizeram mal, mas por vezes te tira a chance de perdoar, esquecer e se surpreender com etes mesmos sentimentos e pessoas.
A maturidade é um grilo que ecoa em sua mente te lembrando a todo momento que você é adulta e por isso não é permitido certos comportamentos, certas roupas, certas atitudes, certas ousadias e então nos tornamos menos espontâneos, menos leves e mais previsíveis ...
Saudades da capacidade de esquecer...
Saudades de quando um joelho ralado era a minha maior dor e que um beijinho e um copo de leite me faziam esquecer de tudo!
Será que o remédio é reaprender a esquecer?!
Esquecer é uma necessidade já dizia Machado de Assis...
Devemos esquecer, para viver e para abrir espaço para o que está por vir...
" Lembre-se de esquecer..." Immanuel Kant
Seguindo tentando ...
Beijo no coração!