NOTÍCIA: Maranhão conquista primeiro lugar em Concurso de Trovas do Rio de Janeiro
A Delegada da União Brasileira de Trovadores de São Luís do Maranhão, Wanda Cristina da Cunha e Silva, conquistou o primeiro lugar no X JOGOS FLORAIS DA UBT DOS GOYTACAZES/RJ – 2023. No total, foram 110 trovas recebidas.
Wanda Cunha participou na modalidade Lírico/Filosófica, Novo Trovador, cujo tema foi REGRESSO.
Integraram a
Comissão Julgadora os Trovadores A. A. Assis, professor Garcia, Renato Alves eTadeu Hagen.
A trova é uma composição poética minimalista, formada de quatro versos de sete sílabas poéticas na qual o primeiro verso rima com o terceiro; e o segundo, com o quarto. A trova tem que ter o sentido completo e não precisa de título.
Eis a trova com a qual Wanda Cunha conquistou o primeiríssimo lugar nos últimos Jogos Florais da UBT de Goytacazes:
"Pra que serve a despedida,
se na saudade me expresso?
Transformo a tua partida
na espera do teu regresso."
Premiações - só neste ano Wanda Cunha já foi classificada em vários concursos promovidos por instituições trovadorescas do Brasil:
Menção honrosa no XIX Concurso de Trovas da UBT Maranguape -CE/2023, com a seguinte trova:
"Ordem e Progresso: o lema
de um país que foi tenaz.
Violência, no sistema,
faz do povo órfão da paz.".
No mesmo concurso, ainda angariou o quarto lugar na modalidade microconto/nanoconto, nacional/internacional, com até 140 caracteres com o tema Semana de Arte Moderna, prestando homenagem a Anita Malfatti.
A trovadora também conquistou o quarto lugar nos I Jogos Florais de Irati/PR - 2023 com a seguinte trova de humor: "O pedreiro embriagado/ trocou alho por bugalho:/ fez do arroz cimento armado;/ comeu feijão com cascalho". O prêmio foi na Categoria NovoTrovador, âmbito nacional, com o tema "cascalho" (humor).
A Delegada da UBT de São Luís também recebeu menção honrosa no Concurso da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores,, com a seguinte trova, cujo tema foi mulher:
"Mulher, pedaço de Deus que o homem herdou na costela; vida de mil "prometeus”, contra as águias se rebela.'