Andragogia (do Estranhamento)

 

 

A andragogia se trata do ensino para adultos, buscando a aplicação dos métodos mais adequados para os seus aprendizados, considerando que essa faixa etária apresenta comportamentos e motivações diversas dos jovens e crianças, além de estarem em busca de conhecimentos que possam ser aplicados em suas rotinas.  

 

 

Conhecida desde a década de 1970, a Andragogia defende um ensino baseado na motivação e no autoconhecimento como combustível. Por se tratar de uma abordagem realizada em fase avançada da vida, já foi referida como “educação continuada” ou “aprendizagem ao longo da vida” por organizações como a UNESCO.

 

 

Qual o principal elemento da andragogia?

O principal elemento da andragogia é a compreensão de que o estudante adulto apresenta especificidades e que estas devem nortear o processo de ensino e aprendizagem, oportunizando um aprendizado mais significativo e contextualizado ao estudante.

 

 

CARACTERÍSTICAS DA ANDRAGOGIA

São eles: autonomia, humildade, iniciativa, dúvida, mudança de rumo, contextos, experiência de vida, busca, objetividade e valor agregado.  

 

 

Qual o papel do professor de acordo com a andragogia?

A finalidade é o de propor como o adulto aprende, não avaliar sua capacidade de aprendizagem. A aprendizagem procede mais da participação em tarefas , do estudo em grupo e da experiência. O papel do educador é facilitar a aprendizagem, enfatizando, nesse procedimento, a bagagem de informação trazida por seus educandos.

 

 

Qual o benefício da andragogia? O maior benefício da andragogia está ligado a um aprendizado eficiente e inteligente dos adultos, traduzindo em um rápido aprendizado dos colaboradores de uma empresa, já que possui técnicas exclusivas para essa etapa da vida.  

 

 

Que relação tem a andragogia com a pedagogia freireana (de Paulo Freire, educador brasileiro)?

Com base da Andragogia Freiriana a estrutura pedagógica necessita ser, acima de tudo, uma relação dialógica entre educador/educando, co-nhecimento e aprendizagem. Como Freire (1987, p. 79) afirmava: O diálogo é uma exigência existencial.

 

 

Andragogia do Estranhamento foi um conceito utilizado pelo nosso Professor (o saudoso) Mário Alfredo em sala de aulas, durante suas disciplinas no Curso de Letras da UFPI (Universidade Federal do Piauí). Eu o considerava reacionário, como a outros mais idosos professores do Curso, mas ele (e outro) sempre me tratou bem, dignamente, desfazendo ao longo de suas disciplinas (cursei mais de uma disciplina dele) a equivocada impressão inicial e hoje repasso algumas ideias dele, infelizmente já falecido.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cláudio Carvalho Fernandes
Enviado por Cláudio Carvalho Fernandes em 06/06/2023
Reeditado em 06/06/2023
Código do texto: T7806835
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.