TROVA GANHA ESPAÇO NO MARANHÃO

A Delegacia da UBT de Sao Luís/MA e a Academia Maranhenses de Trovas (AMT) celebraram, no dia 18 de maio deste ano, o sucesso da trova no Maranhão, comemorando os 90 anos de nascimento do escritor, historiador, jornalista e professor Carlos Cunha, primeiro delegado da UBT de São Luís e fundador da AMT; o Bicentenário de nascimento do etnólogo, escritor, advogado, professor e jornalista e também trovador, Gonçalves Dias; o Dia das Mães com um sarau e exposição de trovas em azulejos, intitulada "Sarau das Rosas".

A solenidade contou com a participação especial dos trovadores da AMT e das cantoras, compositoras e professoras de música Carol Cunha e Ana Tereza.

Várias autoridades maranhenses participaram do evento, dentre as quais o comandante geral da PMMA, Emerson Bezerra da Silva. Da Cultura, estiveram presentes a vice-presidente da Academia Maranhense de Letras, a escritora Laura Amelia Damous; o escritor Carlos Furtado, presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM); o presidente da Academia de Letras de Paço do Lumiar (ALPL), José Ferreira da Silva;

a vice-presidente da Academia Maranhense de Trovas (AMT) e presidente do Instituto Histórico Geográfico do Maranhão, (IHGM) Dilercy Adler; a Delegada da UBT de São Luís e presidente da AMT, Wanda Cunha, a qual proferiu elogio ao patrono de sua cadeira 12, na AMT, Carlos Cunha.

Durante o momento solene, foi realizada uma performance da poesia A concha e a Virgem, de Gonçalves Dias e a declamação de suas trovas.

As cantoras, compositoras e professoras de música Ana Tereza e Carol Cunha cantaram o Hino dos Trovadores e outras músicas, como Hei, mãe! de autoria de Carol Cunha, que ela compôs pra sua mãe, Isabel Cunha, cantora, compositora, artista plástica e trovadora, patrona da cadeira 40 da AMT, uma das homenageadas da noite.

Ao final, houve um sarau de trovas realizada pelos trovadores da AMT em homenagem às mães, com a exposição também de suas trovas em azulejos.

O evento ocorreu no Espaço

de Arte da Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei), no shopping Sao Luis, na Av. Carlos Cunha .

SARAU DAS ROSAS: EXPOSICAO DE TROVAS EM AZULEJOS - A exposição percorrerá escolas e municípios do Maranhão durante aplicação de Oficinas de Trovas voltadas para os interessados em participar do I Concurso de Trovas promovido pela UBT de São Luís e AMT.

Maio/2023.

Jornalista responsável: Wanda Cunha
Enviado por DELEGACIA DA UBT DE SAO LUIS em 20/05/2023
Reeditado em 20/05/2023
Código do texto: T7792802
Classificação de conteúdo: seguro