PL DAS FAKE NEWS!
A "PL das fake news" é uma sigla utilizada para se referir a um projeto de lei brasileira que visa combater a disseminação de notícias falsas na internet. A sigla "PL" significa "Projeto de Lei". O projeto de lei foi apresentado em 2018, durante o período eleitoral, e desde então tem sido alvo de muitas discussões e controvérsias. O objetivo principal da PL das fake news é combater a disseminação de notícias falsas na internet e garantir a segurança e a privacidade dos usuários da rede.
Entre as principais medidas propostas pelo projeto de lei estão a exigência de identificação dos usuários em redes sociais e aplicativos de mensagens, a criação de um conselho para supervisão das redes sociais, a regulamentação do funcionamento das redes sociais e a criminalização da divulgação de informações falsas com o objetivo de influenciar processos eleitorais. A importância dessa PL é combater a disseminação de notícias falsas, que podem causar danos irreparáveis à sociedade, tais como o agravamento de crises políticas e econômicas, o aumento de conflitos sociais, a disseminação de boatos sobre a saúde pública, entre outros. Além disso, as fake news podem violar direitos fundamentais, como a honra, a imagem e a privacidade das pessoas.
A PL das Fake News prevê medidas para responsabilizar empresas e usuários de redes sociais pela disseminação de informações falsas e desinformação, além de estabelecer regras para a transparência nas plataformas digitais e a proteção da privacidade dos usuários. A lei também propõe a criação de uma autoridade independente para fiscalizar o cumprimento das normas.
No entanto, a PL é alvo de críticas por parte de setores da sociedade civil, que argumentam que a lei pode ser usada para cercear a liberdade de expressão e a privacidade dos cidadãos. Por isso, a discussão sobre a PL das Fake News é complexa e deve levar em consideração diversos pontos de vista e interesses. O projeto tem gerado muita polêmica, principalmente em relação à questão da liberdade de expressão e ao risco de censura. Por esse motivo, a discussão em torno da PL das fake news ainda está em andamento e pode sofrer alterações ao longo do tempo.
E você? O que acha disso? É contra, a favor, qual a sua opinião sobre?
.
.
.
Ronald Sá, é ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro. Tem mais de 30 textos teatrais escritos, tanto infantil e adulto. Mora em São Luís do Maranhão. Começou a se interessar pelas letras desde criança. Formado em Artes Cênicas, tem um grupo de teatro na periferia da cidade maranhense, o Núcleo de Produção Teoria das Artes, no Anjo da Guarda, bairro cultural, celeiro de vários artistas. Atuou, escreveu e dirigiu 26 espetáculos. No momento, escreve sua primeira série e e seu primeiro livro sobre o mundo teatral