Humilhação, lugar de encontro com Jesus.(Mt 8:1-3)

"E, DESCENDO ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra." (Mt 8:1-3)

A Bíblia fala deste homem que carregava sobre si uma doença incurável, e que, somente um milagre poderia dar jeito naquela situação; ele era alguém que dentro da sua história tinha como companheira a solidão.

Este homem foi acometido por esta doença, que segundo nos informa a Bíblia quando alguém era descoberto como portador da doença; tal pessoa tinha que se afastar das outras pessoas, para que os sãos não viessem a ser contaminados pela mesma. Aquele homem sabia da gravidade de sua doença, e que, segundo a medicina da época jamais ele conseguiria ser curado; o mesmo com certeza ouviu falar de Jesus, soube dos seus feitos; e procura um meio de abordá-lo, pois tinha convicção de quê somente Jesus poderia curá-lo; percebemos que o mesmo chega até Jesus informado da sua pessoa, e cheio de esperança naquele que por ali passava. Aquele leproso quando se aproxima de Jesus, ele não se aproxima como alguém que chega diante de uma pessoa qualquer; ele com certeza ouviu e creu no seu coração à respeito de quê Jesus era verdadeiramente Deus; Jesus disse:"E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar em mim." (Mt 11:6) Vemos isto na maneira em que ele abordou Jesus, reconhecendo o seu senhorio, dando ênfase a autoridade que estava na vida de Jesus

Você imagina como aquele homem chegou, a Bíblia diz que ele colocou o rosto no pó, se humilhou; Jesus para tocar naquele homem se abaixa, você sabe o que isso significa? É como se Jesus estivesse dizendo: é no lugar da humilhação que eu te encontro; Jesus se abaixa para tocá-lo, vai ao encontro dele.

Paulo no fim de sua carreira diz, eu o principal de todos os pecadores, Paulo desfrutava da graça de Deus; sabia que ele continuava sendo um pecador, por isso mesmo Paulo diz que aonde abundou o pecado superabundou a graça; quem mais desfruta da graça de Deus não é aquele que se julga bom, santo demais; mas aquele que reconhece sua necessidade; aquele que consegue vê a sua miséria e se volta para Deus. "Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos." (Is 6:5) Isaías aparece no cenário em que a glória de Deus, envolve todo aquele ambiente;uma comitiva estava sobre aquele lugar, a Bíblia diz que o seu séquito encheu toda a casa. Os anjos cobriam seus rostos e seus pés, como sinal de reverência; Isaías vendo tudo aquilo, diz vou morrer, porque os meus olhos viram a Deus. O homem em primeiro lugar precisa reconhecer que é um pecador, que é impuro, reconhecer sua miséria; sua situação diante de Deus. Aquele leproso quando se aproxima de Jesus, ele reconhece seu estado decadente; ele não podia estar ali, mas ele quebra um protocolo; e vai até Jesus; segundo a tradição, ele tinha que se apresentar como alguém impuro, as pessoas tinham que ouvir de sua própria boca ele dizendo que era imundo; ele quebra este protocolo e se estende aos pés de Jesus. Pois o mesmo sabia que para ele ser purificado, somente por meio de Jesus; mesmo assim aquele homem não colocou sua vontade, acima da vontade de Jesus; primeiramente ele demonstra sua total dependência por meio de sua adoração. A palavra dita por aquele homem, " se quiseres podes me purificar;" demonstra que ele apresenta algo para Jesus, que estava sobre ele e que, dependia totalmente da vontade do Senhor para que tal enfermidade saísse dele; quando ele diz se quiseres podes me purificar, ele coloca nas mãos de Jesus; toda liberdade de fazer com sua vida como Ele quiser, significa que independentemente da escolha de Jesus ele o adorou, ele estava dizendo com esse gesto que não era pelo que Jesus poderia dar para ele; mas sim porque reconhecia Ele como Senhor. Sua adoração não foi uma forma de ser curado, como um objeto de troca, tanto que ele deixa a decisão nas mãos de Jesus; Se quiseres, podes me tornar limpo. Nesta fala, o leproso deixou Jesus decidir o que queria à seu respeito; e Jesus disse quero. A sua vontade de ser curado era imensa, mas ele não deixou a sua vontade passar na frente da vontade de Jesus, este leproso estava priorizando a vontade de Deus, ainda que tivesse que sacrificar o seu maior desejo; tudo que ele mais queria, tudo que ele havia buscado durante anos, não se sabe quanto tempo; mas naquele momento ele deu à Jesus,

o direito de escolher se ele ficaria curado ou não; isso é ser submissa a vontade de Deus. Naquele momento ele estava dizendo, se o Senhor quiser que eu continue assim; a decisão é tua. . As vezes queremos algo da parte de Deus, sabemos que só Ele pode dar; mas não deixamos Ele escolher se realmente aquilo é bom para nós. Tem coisas que almejamos tanto, que, de tanto desejar ficamos cegos, e agimos de forma insensível quanto a soberana vontade do Senhor; algumas coisas aos nossos olhos parece boa e nos beneficia de alguma forma, mas às vezes Deus tem um plano que ao nosso pensar não é bom; mas diante de Deus é o melhor caminho; "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte." (Pv 14:12) Observando isto, aquele homem falou isso para Jesus, porque sabia que Jesus tinha a melhor opção para sua vida. Às vezes podemos fazer escolhas erradas ainda que nos dar alegria no inicio, às vezes pessoas vivem enfermas durante anos; mas aquela enfermidade mantém ela em oração com Deus, no jejum, na adoração; às vezes pessoas ao receber uma cura se afasta dos caminhos de Deus. porque não estavam preparadas para receber tal bênção; e Deus por ser misericordioso, dar aquilo que tanto aquela pessoa insiste; simplesmente para mostrar que os caminhos que os homens escolhem são caminhos tortuosos, e que levam a morte. Por isso, nem tudo que é bom para nós é a melhor opção; pergunte para Deus se aquilo que te alegra , alegra o coração de Deus; se aquilo que te dar prazer, satisfaz os desígnios do Senhor; e Ele te dará a direção. A purificação daquele leproso, agradava o coração de Jesus; porque o leproso era um adorador, por isso que Jesus disse; quero, sê limpo; o adorador tinha um coração grato , voltado para Jesus; quando este se prostrou diante de Jesus, o Senhor viu nele a essência de um adorador; percebemos isso na resposta imediata do Senhor, que nos faz entender, o quanto isso foi agradável para Jesus. Amém!

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 19/04/2023
Código do texto: T7767968
Classificação de conteúdo: seguro