Academia Maranhense de Trovas lança programação em homenagem ao bicentenário de Gonçalves Dias.

 

A Academia Maranhense de Trovas (AMT) realiza, nesta quarta-feira, 05 de abril, a solenidade de abertura do Ano Cultural Gonçalves Dias, em comemoração ao Bicentenário de nascimento do escritor e poeta. O evento será realizado no auditório da Biblioteca Pública Benedito Leite, a partir das 17h.

 

Na programação, o lançamento oficial do Concurso de Trovas em homenagem a Gonçalves Dias; Elogio ao patrono Gonçalves Dias pelo acadêmico José Carlos Sanches; Elogio à Maria Firmina dos Reis pela acadêmica Dilercy Adler; um recital de poesias e lançamento de livros.

 

“Este é o ano do bicentenário de nascimento de Gonçalves Dias, patrono da cadeira nº 7 de nossa Academia. Dessa forma, a Academia Maranhense de Trovas não poderia deixar de homenagear este grande escritor e poeta maranhense eternizado na literatura do Maranhão e do Brasil”, pontua a presidente da AMT, Wanda Cunha.

 

Durante a solenidade de abertura do ano, serão lançados dois livros: “Borboletas e Colibris”, de autoria de Carlos Sanches e Pedro Neto; e “Meu primeiro livro de Trovas”, de autoria de Dilercy Adler.

 

Por ocasião da homenagem ao bicentenário de Gonçalves Dias, a AMT, em parceria com a União Brasileira de Trovadores – UBT Unidade São Luís, realizará o seu primeiro concurso de trovas com o objetivo de incentivar e difundir a trova no Maranhão e, ao mesmo tempo, homenagear o escritor e poeta. O concurso é destinado a estudantes, novos trovadores e veteranos, nos âmbitos estadual, nacional e internacional. Os temas para a produção das trovas são: Gonçalves Dias; Canção do Exílio, Os Timbiras e Sabiá. O edital, com as regras do concurso, está publicado no site: www.

 

Além do concurso de trovas, a AMT desenvolverá uma série de atividades ao longo do ano de 2023 em homenagem ao bicentenário de Gonçalves Dias como: Oficinas de Trovas em escolas, a publicação de um E-book com as trovas vencedoras, além de rodas de conversa com acadêmicos de cadeiras patroneadas por Gonçalves Dias.

 

A AMT integra o comitê estadual, composto por diversas instituições ligadas às artes, organizações governamentais e iniciativa privada que se uniram para realizar uma grande comemoração dos 200 anos do nascimento de Gonçalves Dias no Maranhão.

 

 

 

 

Serviço:

O quê: Abertura do Ano Cultural Gonçalves Dias da AMT

Quando: 05 de abril de 2023

Onde: Biblioteca Pública Benedito Leite (Centro)

Hora: a partir das 17h

Jornalista e trivadora Franci Monteles
Enviado por Academia Maranhense de Trovas em 06/04/2023
Reeditado em 06/04/2023
Código do texto: T7757212
Classificação de conteúdo: seguro