Concurso de Trovas

EDITAL

 

I CONCURSO DE TROVAS DA DELEGACIA DA UBT DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO E DA ACADEMIA MARANHENSE DE TROVAS (AMT) 2023, EM PARCERIA, COMO PARTE DAS COMEMORAÇÕES PERTINENTES AO BICENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO ESCRITOR GONÇALVES DIAS.

 

O objetivo deste Concurso, além de promover e disseminar a trova, é prestar merecida e justa homenagem a Antônio Gonçalves Dias, poeta, advogado, jornalista teatrólogo e etnógrafo brasileiro, nascido em Caxias – Maranhão no dia 10 de agosto de 1823. GD foi um dos grandes expoentes da Literatura Brasileira, destacando-se, com brilhantismo, na primeira fase do Romantismo no Brasil, ao levantar a bandeira em favor do índio.

Sua obra, além de lírica, traduzia um nacionalismo ufanista dentro de uma perspectiva indianista, sobrelevando o índio na poesia, como o herói nacional. Gonçalves Dias trazia no sangue as três raças que formaram a nacionalidade brasileira, posto que era filho de português com uma brasileira descendente de índios e negros, motivo pelo qual lutou em prol das raças menos favorecidas economicamente e trouxe seu nome para a posteridade, dado o esmero com que escreveu suas obras em favor de sua pátria.

O poeta compôs o famoso poema “Canção do exílio”, cujos versos serviram de inspiração para novos poetas, além de que, como a trova, é uma composição poética escrita em redondilha maior, sete sílabas poéticas, em conformidade com a proposta do Romantismo de voltar à Idade Média, na qual os heptassílabos eram usados em cantigas trovadorescas. O seu I – Juca Pirama, poema épico que conta a história de um índio herói da tribo tupi, também é um de seus poemas aclamados, bem como seu poema inacabado “Os Timbiras”, outra epopeia de Gonçalves Dias, considerada uma Ilíada brasileira.

GD escreveu muitos poemas que se eternizaram na memória do povo, dentre os quais os poemas líricos “Ainda uma vez - Adeus!”, em homenagem à sua amada Ana Amélia; “Se se morre de amor”, “Olhos verdes”. Entre outros grandes poemas indianistas, escreveu “Canção de Tamoio”, “Canto do Piaga”. Também é autor de “Sextilha de Frei Antão”, Primeiros Cantos, Segundos Cantos e Últimos Cantos, além de uma vastíssima produção nas áreas da linguagem, a exemplo de “Dicionário da Língua Tupi”. Deixou inúmeras obras póstumas dentre as quais “O Brasil e Oceania” e “Leonor de Mendonça”.

 

REGULAMENTO

01. MODALIDADES: Trovas Líricas/Filosóficas (L/F) e Humorísticas (H).

 

02. ÂMBITOS/TEMAS POR CATEGORIA:

2.1. ÂMBITO NACIONAL/INTERNACIONAL (DEMAIS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA) –L/F):

 

2.1.1 TEMA PARA VETERANO: OS TIMBIRAS;

2.1.2 TEMA PARA NOVO TROVADOR: GONÇALVES DIAS.

 

2.2. ÂMBITO ESTUDANTIL – EM TODO O ESTADO DO MARANHÃO, CONTEMPLA OS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDICO, COM JULGAMENTOS EM SEPARADO. (L/F). TEMA: CANÇÃO DO EXÍLIO (L/F).

 

2.3. MODALIDADE: HUMOR (H): TODAS AS CATEGORIAS. TEMA: SABIÁ.

- Máximo de 02 trovas inéditas por participante para cada tema.

03. OBSERVAÇÕES:

3.1. É OBRIGATÓRIO CONSTAR A PALAVRA-TEMA NA TROVA;

 

3.2. PARA EFEITO DESTE CONCURSO, ENTENDE-SE POR TROVA A COMPOSIÇÃO POÉTICA DE QUATRO VERSOS (LINHAS) DE SETE SÍLABAS POÉTICAS CADA VERSO, RIMANDO O PRIMEIRO COM O TERCEIRO E O SEGUNDO COM O QUARTO, EXPRESSANDO UM SENTIDO COMPLETO;

 

3.3. AS TROVAS DEVEM SER INÉDITAS (NUNCA PUBLICADAS ANTES DESTE CONCURSO);

 

3.4. ENTENDE-SE POR NOVO TROVADOR AQUELE QUE NÃO OBTEVE, ATÉ A DIVULGAÇÃO DESTE REGULAMENTO, TRÊS CLASSIFICAÇÕES ENTRE OS CINCO PRIMEIROS COLOCADOS EM 3 CONCURSOS OFICIAIS DA UBT EM ÂMBITO NACIONAL;

 

3.5. OS UNIVERSITÁRIOS PODEM SE INSCREVER NA CATEGORIA DE NOVO TROVADOR, DESDE QUE ATENDA AO DISPOSTO NO ITEM ANTERIOR ( 3.4.);

 

04. PRAZO DE ENTREGA: Trovas recebidas até 31 de julho/2023.

 

05. MODO DE ENVIO: AS TROVAS, EM LÍNGUA PORTUGUESA, DEVERÃO SER INÉDITAS E ENVIADAS POR SISTEMA DE ENVELOPE OU POR E-MAIL.

 

5.1. SISTEMA DE E-MAIL:

 

5.1.1. O CANDIDATO DEVERÁ DISCRIMINAR, NO CORPO DO E-MAIL, OS SEGUINTES ITENS: AS TROVAS, ÂMBITO (NACIONAL/INTERNACIONAL OU ESTUDANTIL) E AS CATEGORIAS (VETERANO, NOVO TROVADOR. NO ÂMBITO ESTUDANTIL DEVE ESPECIFICAR SE É DO ENSINO FUNDAMENTAL OU MÉDIO.), ALÉM DO TEMA, NOME E ENDEREÇO COMPLETO, TELEFONE E E-MAIL DO CANDIDATO.

 

5.1.2. POR E-MAIL, AS TROVAS DEVEM SER ENCAMINHADAS AOS CUIDADOS DOS FIÉIS DEPOSITÁRIOS DO PRESENTE CONCURSO, CONFORME DISCRIMINADO ABAIXO:

 

 

5.1.2.1. FIÉIS DEPOSITÁRIOS:

 

5.1.2.1.1. O TEMA “OS TIMBIRAS”, NA CATEGORIA VETERANO (L/F) TERÁ COMO FIEL DEPOSITÁRIA ANETE SIMÕES. ENVIAR PELO E-MAIL: anetesimoeslt@gmail.com

 

5.1.2.1.2. O TEMA “GONÇALVES DIAS”, NA CATEGORIA “NOVO TROVADOR” (L/F) TERÁ COMO FIEL DEPOSITÁRIO LUIZ ANTONIO CARDOSO. ENVIAR PELO E-MAIL luizantoniocardoso@gmail.com

 

5.1.2.1.3. O TEMA “CANÇÃO DO EXÍLIO”, NO ÂMBITO ESTUDANTIL, ESPECIFICANDO ENSINO FUNDAMENTAL OU ENSINO MÉDIO (L/F), ´TERÁ COMO FIEL DEPOSITÁRIO CLORES HOLANDA SILVA. ENVIAR PELO E-MAIL: cloresholanda@yahoo.com.br

 

5.1.2.1.4. O TEMA “SABIÁ”, EM TODAS AS CATEGORIAS, DEVIDAMENTE ESPECIFICADAS. NA MODALIDADE HUMOR, ENVIAR PARA A FIEL DEPOSITÁRIA REGINA RINALDI PELO E-MAIL: reginarinalditrovadora@gmail.com

 

 

5.2. SISTEMA DE ENVELOPES:

 

5.2.1. PELO SISTEMA DE ENVELOPE, DEVERÁ CONSTAR DENTRO DO ENVELOPE O NOME DO CONCURSO, O ÂMBITO (NACIONAL/INTERNACIONAL OU ESTUDANTIL DO ENSINO FUNDAMENTAL OU DO ENSINO MÉDIO), MODALIDADE (L/F OU H) E A CATEGORIA (VETERANO, NOVO TROVADOR), BEM COMO A TROVA, NOME COMPLETO DO CANDIDATO, TELEFONE, ENDEREÇO, E-MAIL;

 

5.2.2. AS TROVAS DEVERÃO SER DIGITADAS OU DATILOGRAFADAS. NÃO SERÃO ACEITAS TROVAS MANUSCRITAS;

 

5.2.3. NA PARTE EXTERNA DO ENVELOPE, EM DESTINATÁRIO, DEVE CONSTAR: I CONCURSO DE TROVAS DA UBT DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO E AMT 2023; A/C DE ELÍSTIA MARIA ARAGÃO MENDES; RUA PROJETADA – 19, RESIDENCIAL BOUGANVILLE, LOTEAMENTO FRUTEIRAS, BAIRRO ARAÇAGY, SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - MARANHÃO. CEP 65.110-000; NA PARTE DO REMETENTE DEVE CONSTAR LUIZ OTÁVIO, E O MESMO ENDEREÇO DO DESTINATÁRIO.

 

 

06. JULGAMENTO: A UBT DE SÃO LUÍS – MA E A AMT FORMARÃO AS COMISSÕES JULGADORA E APURADORA.

 

6.1. AS TROVAS RECEBIDAS NO CONCURSO NACIONAL/INTERNACIONAL SERÃO JULGADAS SEPARADAMENTE POR CATEGORIAS (VETERANO E NOVO TROVADOR), O MESMO OCORRENDO EM RELAÇÃO AO ÂMBITO ESTUDANTIL, EM QUE AS TROVAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO SERÃO JULGADAS EM SEPARADO, BEM COMO NA MODALIDADE HUMOR QUE ABRAÇA TODAS AS CATEGORIAS, AS QUAIS DEVEM ESTAR ESPECIFICADAS NO E-MAIL;

 

6.2. AS DECISÕES DA COMISSÃO JULGADORA SERÃO SOBERANAS E IRRECORRÍVEIS;

6.3. CASOS OMISSOS SERÃO RESOLVIDOS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA.

 

07. PRÊMIOS: SERÃO EMITIDOS DIPLOMAS PARA OS DEZ CLASSIFICADOS POR TEMA. OS CERTIFICADOS SERÃO ENVIADOS POR E-MAIL. OS RESULTADOS DEVEM SER ANUNCIADOS EM DATA A SER CONFIRMADA POSTERIORMENTE PELA COMISSÃO ORGANIZADORA. EM ULTERIOR DELIBERAÇÃO, AS TROVAS VENCERADORAS PODERÃO SER REUNIDAS EM UM E-BOOK DO CONCURSO.

 

7.1. A SIMPLES REMESSA E PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO AUTORIZAM, AUTOMATICAMENTE, A UBT – SÃO LUÍS E A AMT DIVULGAREM OS TRABALHOS NÃO ELIMINADOS PELAS COMISSÕES JULGADORA E APURADORA, EM QUAISQUER MEIOS DE COMUNICAÇÃO, EM LIVROS, JORNAIS, RÁDIOS, INTERNET, REDES SOCIAIS, INFORMATIVOS DAS ACADEMIAS, NAS ESCOLAS/ FACULDADES, E-BOOK, COM INDICAÇÃO DO AUTOR. OS TRABALHADOS NÃO SERÃO DEVOLVIDOS.

 

SÃO LUÍS, 29 DE MARÇO DE 2023

 

WANDA CRISTINA DA CUNHA E SILVAB

DELEGADA DA UBT DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO

E PRESIDENTE DA ACADEMIA MARANHENSE DE TROVAS

 

 

 

 

Academia Maranhense de Trovas
Enviado por Academia Maranhense de Trovas em 03/04/2023
Código do texto: T7755407
Classificação de conteúdo: seguro