A LEVEZA DO SABER

O que tem mais valia, a inteligência ou a sabedoria?

A inteligência por si só não é o bastante.

O fascínio pelo saber é inimigo da sabedoria. Conhecimento exacerbado não quer dizer maestria. Ser inteligente não é ser sábio. Conhecer sobre todas coisas não o torna um professor. Somente mais um discípulo, um eterno aluno na escola cósmica que rege os mundos.

E aqui neste, dentro ou fora de religião, com diploma pendurado na parede ou não, somente restará o Amor e o que você fez motivado por ele.

Enquanto o Ser humano não compreender que o caminho para torná-lo mais feliz, mais leve, sempre continuará sendo, aquele que não o torna um refém, um prisioneiro, ele continuará a repetir súplicas que nunca se encerram e lamentos que ninguém mais ouve.

Sem sabedoria, é como entrar em um quarto escuro. E sem a luz para poder enxergar, ela se transforma em ignorância. Ela é a lanterna da Inteligência dentro do quarto escuro. Com ela, a arrogância também se esvai e dá lugar a leveza do saber. Um saber despretensioso e livre de soberba. Que te torna coerente, sensato e humilde. Faz seu brilho aparecer sem que você o force. E com o passar dos anos, te faz entender que no fim das contas a vida é sobre o que você faz quando não estão olhando e que somos meros neófitos na escola da Terra.

Então respire leve, pois o aprendizado só termina no último suspirar.