DIA DO MONTE FUGI

 

“Hoje celebra-se um dos grandes símbolos do Japão, o Monte Fuji, que é conhecido mundialmente por sua forma cônica perfeita. Declarado Patrimônio Mundial pela #Unesco em 2013, ele é uma das "Três Montanhas Sagradas" do Japão, junto com o Monte Tate e o Monte Haku.1601502.png

.

O Monte Fuji é o pico mais alto do arquipélago com 3.776 metros. Sua grandiosidade pode ser vista de vários ângulos do Japão, mas, para além da beleza, o Monte Fuji tem significado cultural e espiritual para os japoneses.

.

1601503.pngO bairro Kawaguchi-ko, da prefeitura de Yamanashi, adotou o dia 23 de fevereiro como o dia para celebrar o "Fuji-san" em 2001. A Prefeitura de Shizuoka fez o mesmo em 2009 e a Prefeitura de Yamanashi, em 2011. A escolha da data se deu por conta de um trocadilho entre formas de leitura dos números com seu nome: Fu (2), Ji (2) San (3) como é chamado em japonês. E, ainda, coincidiu com o aniversário do atual imperador, Naruhito (na época, herdeiro do trono).

.

As cidades dos arredores do Monte Fuji comemoram com diversos eventos, atividades culturais e até entrada de graça para atrações turísticas. Pessoas com o sobrenome "Fuji" costumam ter entrada livre nas instalações. Os fogos de artifício conhecido como "Kawaguchiko Fuyu Hanabi" é belíssimo e realizado no Lago Kawaguchi, um dos cinco lagos da montanha. Outro costume é lançar velas em oferenda a montanha no lago que a rodeia.

 

Você já teve o privilégio de conhecer o "Fuji-san"?1601501.png

 

Foto e texto:

 

#ConsuladoJapão #CGJapãoCuritiba #Japão #日本 #MonteFuji #FujiSan

Consulado Geral do Japão em Curitiba 

sdSeoopnrtr9ov7gc1a 9ie10a0i3e92 d rid101te2igee79g944ff02 2  ·

***

Escrevi dois Haicais:

 

Dia do Monte Fuji -

as fotos do sobrinho

nos aproximam...

 

Dia do Fujisan

floquinhos de neve -

caindo no haicai

 

Vanice Zimerman

23/02/2023