O ditador Pinochet matou o Nobel Neruda

Pablo Neruda foi envenenado, confirma painel internacional de cientistas

Ontem 16:32

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973) foi envenenado com clostridium botulinum, bactéria que causou sua morte em 1973, dois anos após vencer o Nobel de Literatura. É o que concluíram os especialistas convidados para formar o terceiro painel dedicado a estudar a causa da morte do escritor.

Neruda morreu no dia 23 de setembro na Clínica Santa María, em Santiago do Chile, 12 dias depois de o ditador Pinochet assumir o poder através de um golpe de Estado. A causa da morte alegada no atestado de óbito, câncer de próstata, foi descartada por uma investigação aberta pela Justiça em 2011, mas voltou a ser defendida em 2013 pelo primeiro painel de especialistas que se debruçou sobre o caso.

Mas a história volta a mudar. A agência Efe divulgou um depoimento do sobrinho de Neruda, Rodolfo Reyes, que adianta o resultado da nova investigação, conduzida por um painel internacional de cientistas que analisou exames efetuados em laboratórios da Dinamarca e do Chile.

Segundo o jornal espanhol El País, as conclusões serão divulgadas oficialmente nesta quarta-feira (15), quando o relatório será entregue à juíza Paola Paza.

...

E eu aqui, no Recanto das Letras, sendo envenenado por matadores de poema(s), Rej..., Nil..., Raquéis da vida (ou da morte da Poesia...)...

Cláudio Carvalho Fernandes
Enviado por Cláudio Carvalho Fernandes em 15/02/2023
Código do texto: T7719876
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.