ESCREVO

Escrever é uma arte, uma válvula de escape, um ofício, um compromisso com o nosso silêncio repleto de vozes, uma maneira de atravessar os confins mais distantes e pousar em corações e mentes sedentas de sonhos, amores, descanso, entre outros sentimentos e percepções que ousamos registrar. Escrever é romper a ampulheta sobre o palco dos acontecimentos e enviar para o futuro o olhar em relação ao passado que fora o nosso presente em alguma fração de segundo; é uma forma de eternizar os desenhos que as nuvens pintavam antes de o célere vento apagá-los, é dar aos sorrisos a beleza infinita e manter a memória atenta aos equívocos humanos que vez ou outra voltam a ser cometidos.

Escrevo porque amo e preciso fazê-lo; porque li, leio e lerei os versos, histórias, confissões, ficções dos semelhantes que nunca conheci, que tampouco conhecerei nem saberei do grave ou agudo de suas vozes. Por muito tempo os livros foram os meus únicos amigos. As narrativas eternas de pessoas (algumas delas já mortas) preencheram os meus dias com autoconhecimento, vida e acenderam em mim uma chama inextinguível. O eu lírico – composto pelas almas às vezes tristes e solitárias – abraçaram-me quando eu mais necessitava, transportaram-me a lugares ocultos dentro de mim, ajudaram-me a dar voz às minhas emoções e a escapar do tédio que circundava os dias aparentemente vazios. Libertei-me de algumas amarras. Percorri o vasto corredor da introspecção para compreender que há tantas formas de matar e de salvar uma vida. As letras têm me salvado desde sempre, são como o ar em meus pulmões.

Escrevo hoje para agradecer a você que reservou alguns minutos do seu dia para ler estas singelas linhas, a você que, gentilmente, passa por aqui e volta com comentários motivadores, críticos, reflexivos que me permitem pensar sobre a minha própria vida e obra. A você que compartilha as suas alegrias e dores através dessa arte miraculosa pela qual nos conectamos, inspiramos, somos inspirados e rompemos os confins do tempo e espaço com a força imensurável da palavra. A você o meu Muito Obrigada, o meu largo sorriso e o meu respeito!

Um bom fim de ano, um feliz e sábio 2023!