A Doença de Alzheimer

 

A doença de Alzheimer, assim como todas as outras, acontece sob a soberania de Deus. Não porque Ele é vingativo, mas para que vivamos na carne o seu amor sacrificial e incondicional; para que possamos sair do nosso egocentrismo, olharmos para o outro e sentir toda a fragilidade humana a fim de refinarmos a nossa fé e confiança no Senhor.

 

Ouso dizer que a doença de Alzheimer é a antecipação da morte, não de Deus, mas do homem, ou seja, é a morte antes da morte, pois a nossa sociedade é preconceituosa, egoísta e individualista. Ela mata o portador do Alzheimer antes do seu fim divino. Salvo raras exceções, poucos entendem os propósitos de Deus, entre os quais estão o amor ao próximo, a gratidão e a compaixão.

 

Observa-se o uso da desculpa mais óbvia, para não dizer esfarrapada, do porque não visitar uma pessoa acometida pela doença de Alzheimer - "falta de tempo." O mais interessante e contraditório dessa vida é que essas mesmas pessoas encontram tempo para ir ao velório com olhos lacrimejantes fazer a última "visita". Para quê? Quanta hipocrisia...

 

A minha mãe sofre com o Alzheimer. Eu sofro também. Porém, ela nos deixa um grande e dadivoso legado, pois ela sempre se fez presente nos momentos difíceis de familiares e amigos. Foi abraço que acolhe e presença que conforta. A recíproca não existe para com ela, salvo raras exceções. São coisas da vida e de uma sociedade voltada para o seu próprio umbigo, individualista, cruel e dissimulada.

 

Alvaniza Macedo

10/11/2022

 

 

 

Alvaniza Macedo
Enviado por Alvaniza Macedo em 27/12/2022
Código do texto: T7681098
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.