PÉROLAS AOS PORCOS!
Quando eu era criança, logo nos mais tenros anos dos bancos escolares, lembro-me de algumas frases de efeito, tanto dos meus pais quanto dos livros de história e geografia.
Aqueles, convictos, costumavam enfatizar, "filha, estudar é o único caminho". Hoje também digo o mesmo à minha filha, mas confesso que não tanto com aquela convicção. APENAS SIGO A TRADIÇÃO.
Depois vieram os livros: "Brasil, o país do futuro", Brasil, o celeiro do mundo", Amazônia os pulmões do universo", e por aí afora...
Aprendemos que, sob a influência do "positivismo francês", nosso país se calcaria na prometida e bela insígnia de " ORDEM E PROGRESSO" do nosso símbolo MAIOR.
Ocorre que pressinto que aquele futuro já chegou.E aquelas frases ainda me intrigam muito, pois na verdade percebo que o futuro não foi nem tão ordenado e nem tão promissor assim.
Mas o que me despertou esta escrita, foi analisar a atual situação estarrecedora de devastação da nossa Amazônia.
Digo nossa, porque sua maior parte territorial encontra-se aqui, mas ainda a entendo como patrimônio da Humanidade.
Então, ouvi numa reportagem alguém suplicar:"Vocês estão matando o céu!"...E eu acrescentaria..."e estamos buscando o inferno".
Mas entre essa Teologia de céu e inferno, outro grande ensinamento CRISTÃO, também me veio ao coração: "Não joguem pérolas aos porcos!".
Talvez eu ecoe muito agressivamente, mas é exatamente assim que sinto quando a incumbência dos cuidados de lapidação duma jóia rara, que em última análise significa "vida", é entregue às mãos de quem não é ourives. E ainda pior: quando o descaso, a "ingerência" o desconhecimento e a ignorância fecham os olhares à vegetação que tomba ao solo...e que nos asfixia os pulmões e a alma!
E com certeza, alguém no futuro se dará conta das nossas maravilhas naturais- e vitais!- das quais não conseguimos nem enxergar e tampouco valorizar e cuidar...apenas destruir.
Enquanto isso, quem deveria prezar pela nossa "ORDEM E PROGRESSO", perde-se na patética "DESORDEM DO CONGRESSO"-aonde as difíceis situações do país têm suas soluções cada vez mais distantes.
E assim continuaram surgindo novas frases de efeito...não tão poéticas, apenas mais compatíveis com a realidade.
Não é a toa que a história LAMENTAVELMENTE também registra a famosa frase de CHARLES DÉGOUT, quando certa vez, em visita ao nosso ESTADO declarou: "Esse país não é serio". Gostaria de refutar enfaticamente com embasamento em "fatos", e não apenas no coração, que aquele estadista estava equívocado.
Mas, não tenho argumentos para tal.
E mais tarde, já nos tempos do rock da minha juventude, uma pergunta ecoou ao mundo, quando numa composição musical do LEGIÃO URBANA, todos gritamos em uníssono, a ressoar pelo tempo... em alta voz:
Mas...-QUE PAÍS É ESSE?
Até hoje procuro fugir da resposta.