DISCUSSÕES CIVILIZADAS

DISCUSSÕES CIVILIZADAS

Reproduzo, a seguir, as trocas de mensagens através de Whatssap, sobre argumentos a favor do presidente Bolsonaro, defendido por um interlocutor (conhecido meu) e do ex presidente (e atual eleito) Lula, defendido por mim.

INTERLOCUTOR:

Porque o Ministro Alexandre foi falar com o Presidente depois de tudo o que ele fez mandando prender amigos do Presidente?

EU:

Prisões injustas?

INTERLOCUTOR:

Prisão sem direito a defesa.

Se o adversário do Bolsonaro fosse o Alckmin, o Haddad, o Tasso, o Fernando Henrique, o Governador do RS, o Ciro ou até a bobinha da Dilma eu estava calado. mas esse aí, o José Dirceu, o Genuíno, o Homem dos dólares na Cueca não dá. Dizem que o cuecão vai ser ministro. Pode?

EU:

Concordo com esses nomes do PT, principalmente Dirceu, GenuÍno e o irmão. Tem outros , muitos outros na lista como ladrões e criminosos, porém, Lula foi preso sem provas materiais e num foro incompetente para tal. Foi um julgamento político.

Apesar de defender Moro na Lava Jato, posteriormente, com seu comportamento ambíguo e interesseiro, mostrou ser uma pessoa abjeta. A Lava Jato, pra mim, continua tendo sua fundamental importância, a despeito das irregularidades jurídicas que deveriam ser corrigidas nas instâncias superiores.

Assim como as gestões Lula, a despeito da minha antipatia pelo PT, colocam-no na galeria dos melhores presidentes da República, juntamente com Getúlio e Juscelino. São fatos irrefutáveis. Tenho memória e vivi (vivemos) a história..

Quanto às acusações, a situação de Lula, do ponto de vista jurídico penal é semelhante à do Bolsonaro, com a diferença que este é mentiroso e retórico com suas falas pela pátria, família, religião, Deus e liberdade. Só quem não quer ver não concorda:

- Uma pessoa que casou três vezes não pode ser família.

- Uma pessoa que rouba o estado através de rachadinhas e orçamento secreto, confessa ser sonegador e prevarica nas compras de vacinas, que faz descaso do meio ambiente, particularmente a Amazônia e ainda bate continência para a bandeira americana, não pode ser patriota.

- Uma pessoa que usa apartamento funcional para comer gente, que diz que o erro da ditadura militar foi não ter matado trinta mil pessoas, que negligenciou ações concretas e eficazes de prevenção na pandemia, com estímulo às aglomerações e à imunidade de rebanho e ainda faz chacota com milhares de vítimas, não pode ser de Deus.

- Uma pessoa que atenta contra as instituições da República com ameaças e estímulos aos seus simpatizantes para violência e agressões contra representantes das mesmas, como no caso do STF, mesmo havendo decisões no mínimo polêmicas e ainda se apodera das Forças Armadas como se fossem suas, do governo e não do estado, insinuando golpes, não pode ser a favor da liberdade.

Enfim, meu caro, com essas mensagens pretendo encerrar essa discussão que considerei de alto nível.

Sei que pessoas como você, com sua experiência, conhecimentos e inteligência, já tem enraizadas suas opiniões e convicções e nada vai faze-lo mudar de ideia. Respeito e admiro sua obstinação, mas acredito de todo coração que seu posicionamento a favor da Bolsonaro tem como motivação principal o sentimento antipetista, pois sei que no íntimo da sua racionalidade e bom senso reconhece os absurdos de Bolsonaro e seu governo.

Forte abraço e vamos pra frente... aguardar os acontecimento para depois voltarmos a discutir o assunto. Ainda espero um bom papo regado a cerveja e whisky. Saudações tricolores.

Marco Antônio Abreu Florentino