Rosa Weber

 

 

 

"Esperança que assim seja"

 

 

 

Excerto do discurso de  posse da  ministra Rosa Weber.

"Tudo  na   Paz em Pasárgada, lá  não há nada ao contrário."

...“A democracia – já tive oportunidade de dizer, no ano passado nesse plenário, quando da passagem do Dia Internacional da Democracia, quase coincidente com este evento, celebrado que é em 15 de setembro – a democracia pressupõe um diálogo constante, tolerância, compreensão das diferenças e cotejo pacífico de ideias distintas e até mesmo antagônicas. Em uma democracia, maiorias e minorias, como protagonistas relevantes do processo decisório, hão de conviver sob a égide dos mecanismos constitucionais destinados, nas arenas políticas e sociais – à promoção de amplo debate, com vista à formação de ...

 

...O desrespeito à Constituição, é sabido, tanto pode se dar por ação estatal como por inércia governamental, ou mesmo insuficiência de medidas efetivadoras dos direitos fundamentais que o texto constitucional assegura, e dos princípios e garantias que proclama, cabendo a esta Casa, no exercício da jurisdição constitucional, garantir a supremacia da Constituição, fundamento de validade do nosso ordenamento jurídico....

 

No Google, leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/justica/leia-a-integra-do-discurso-de-rosa-weber-em-sua-posse-no-stf/)

 

Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 13/09/2022
Código do texto: T7604795
Classificação de conteúdo: seguro