O Lugar Secreto

O Lugar Secreto

Todo ser vivo tem um lugar que se esconde na hora do perigo e perseguição, ou até mesmo quando fica ferido. Ampliando o leque para uma melhor compreensão podemos observar os seguintes destaques, a hora em que o mundo desmorona:

• As crianças correm para os braços das mães;

• Os adultos buscam a casa de amigos e familiares;

• O bicho bruto se esconde nas cavernas e buracos no chão;

• Até na natureza podemos ver que uma nuvem procura outra nuvem;

• As águas retornam para os mares e etc.

Em relação ao homem no âmbito espiritual, cada um tem à sua maneira de manifestar e recolher-se a presença de Deus nos momentos de sofrimento. Vejamos um grande exemplo ensinado por Jesus Cristo.

Mateus 6:6

Disse Jesus:

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

Quem não tem um refúgio em Deus, fica exposto a toda e qualquer situação de perigo que possa chegar; precisa urgentemente rever os seus valores espirituais e fazer uma aliança com o Senhor; porque ao conseguir essa dádiva celestial, torna-se protegido ao ponto de ninguém molestar.

Salmos 46:1-2-3-4-5

01 - Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

02 - Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.

03 - Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.)

04 - Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.

05 - Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã.

Perceba que o lugar secreto de uma pessoa salva é está sob a égide de Deus; tendo em vista que se torna o lugar mais seguro do universo. Lamentavelmente os pecadores buscam esperança em outros pecadores ou até mesmo nas imagens de escultura através da idolatria, e o final é muito triste. Devemos compreender que:

• Quando a justiça falha;

• Os médicos não encontram uma saída;

• O nosso companheiro não compreende a dor que estamos enfrentando;

• A igreja nos dar as costas, ignora todo serviço prestado;

Então é hora de buscar o lugar secreto com Deus; porque o próprio Jesus nos deu exemplo que também fez.

Lucas 5:16

Jesus retirava-se para os lugares solitários e orava.

O maior problema dos pecadores, é que buscam auxílio nos lugares errados e mesmo não obtendo êxito, insistem no que nunca funcionará; o maior exemplo é que se refugiam nos ídolos. Vejamos uma situação explícita na Bíblia Sagrada.

Jeremias 44:16-17

16 - Quanto à palavra que nos anunciaste em nome do Senhor, não obedeceremos a ti;

17 - Mas certamente cumpriremos toda a palavra que saiu da nossa boca, queimando incenso à rainha dos céus, e oferecendo-lhe libações, como nós e nossos pais, nossos reis e nossos príncipes, temos feito, nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém; e então tínhamos fartura de pão, e andávamos alegres, e não víamos mal algum.

Naquele tempo o Senhor Deus mandava prosperidade em todos os sentidos e o povo ironicamente agradecia uma imagem que chamavam rainha do céu. Agora vem o questionamento: “Nos dias atuais, quem é a rainha do céu?”

No entanto, agora iremos ver as consequências desses atos de idolatria. quando o povo busca uma rainha que na verdade não existe.

Jeremias 44:22-23

22 - De maneira que o Senhor não podia por mais tempo sofrer a maldade das vossas ações, as abominações que cometestes; por isso se tornou a vossa terra em desolação, e em espanto, e em maldição, sem habitantes, como hoje se vê.

23 - Porque queimastes incenso, e porque pecastes contra o Senhor, e não obedecestes à voz do Senhor, e na sua lei, e nos seus testemunhos não andastes, por isso vos sucedeu este mal, como se vê neste dia.

Finalmente devemos aprender que o fim das forças humanas é o começo do poder de Deus. Ele é o nosso refúgio.

Pastor Robson Colaço de Lucena

VISITE O PORTAL

www.missaoamerica.com.br