Perdoar e Esquecer

Perdoar e Esquecer

Muitas pessoas questionam; qual a diferença entre “Perdoar e Esquecer?”

Estudando sobre o assunto à luz da Palavra de Deus, percebemos que uma ofensa cometida, não pode ser esquecida; no entanto, havendo perdão automaticamente aquele dano causado fica neutro, não havendo pensamentos de vingança, ódio ou ressentimento. Podemos meditar em um pensamento antigo que diz: “Uma pedra lançada, um tapa desferido contra outrem ou mesmo palavras ditas; não tem como voltar atrás”. É verdade, contudo pode ser perdoado e minimizado o sofrimento causado.

Vejamos agora essa questão da ótica de Deus, como o Senhor trata as ofensas contra a sua santidade.

Miquéias 7:18-19

18 - Quem é comparável a ti, ó Deus que perdoa pecados e esqueces as transgressões do pertencente a tua herança? Tú que não permanece irado para sempre, mas tens o prazer em mostrar o amor.

19 - De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar.

Analisando o versículo 19, acima citado, vamos consertar um erro de interpretação que as pessoas não conhecedoras da Bíblia Sagrada, costumam citar, dizendo: Atirarás os nossos pecados no mar do esquecimento.” Quando a Palavra de Deus não faz essas afirmações, e sim: “Atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar”.

Um evento interessante acontece na justiça; que cobra a sentença de qualquer cidadão que cometa um crime. Todavia, logo após ser quitada, de forma financeira ou em presídio, a pessoa volta à normalidade sem nenhuma culpa, pois a sua culpa foi justificada diante o setor judicial. Contudo, ao cometer um novo crime, a sua vida complica-se porque não é mais primário diante da lei.

No Reino de Deus é diferente, porque ao sentirmos arrependimento e pedirmos perdão através de Jesus Cristo, somos invalidados dos pecados, não pagamos a sentença porque Jesus Cristo quitou a nossa dívida; e por incrível que pareça não tem a necessidade de alguém citar: Ele não é mais primário.

Colossenses 2:14

E cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e nos era contrária. Ele a removeu completamente, pregando-á na cruz.

Mostra que nossa culpa é lançada nas profundezas do oceano, que em uma metáfora esse oceano e Jesus Cristo. Diante de tamanha magnitude temos a obrigação de compreender que o perdão não é passivo e sim, o perdão é ativo”; tendo em vista que Deus é poderoso para renovar a humanidade quantas vezes for necessário. Vejamos como Ele esquece as nossas culpa.

Isaías 43:18-19

18 - Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.

19 - Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.

Assim Deus opera, de maneira graciosa, para que todos os pecadores sejam alcançados pela Graça Salvadora. Contudo, é compreensível que o perdão não é uma emoção momentânea; mas, uma escolha dos verdadeira cristão quem amam Jesus Cristo, e renunciam o pecado passando a andar em novidades de vida, porque no verdadeiro arrependimento pelos pecados acontece um evento sobrenatural, modificando completamente o ser humano.

II Aos Coríntios 5:17

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação, as coisas velhas já se passaram; eis que tudo se fez novo.

Quanto à posição de Deus no âmbito do perdão; podemos dizer com toda autoridade Bíblica, que é uma opção que Ele tem de não querer lembrar as nossas falhas, tendo em vista o sacrifício propiciatório de Jesus Cristo.

Ninguém mais ensinará ao seu próximo, nem ao seu irmão, dizendo: “Conheça ao seu irmão, dizendo!”: Porque todos ele me conhecerão, desde o menor até o maior, diz o Senhor: Porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior, diz o Senhor: “Eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais do seus pecados”.

Que o Senhor vos abençoe rica e abundantemente.

Pastor Robson Colaço de Lucena

VISITE O SITE

www.missaoamerica.com.br