"Nana, neném que a Cuca vem pegar papai foi na roça mamãe foi trabalhar"

Quem nunca escutou essa antiga cantiga de ninar que no mínimo é assustadora? Assustadora em primeiro lugar porque até hoje não sei quem está cantando uma vez que nem o papai nem a mamãe estão em casa para cantar, além do mais fala de boi da cara preta, bicho papão e essa tal de Cuca (cuca aqui em Santa Catarina é algo bom, tem em todas as casas, quase igual o pão de queijo lá de Minas). Deixando a brincadeira de lado vamos ao que importa. Nos últimos dias nos deparamos com a triste notícia da gravidez de uma menina de onze anos, pelo que li até agora não se sabe ao certo se foi estupro ou um namorinho indevido entre menores, uma vez que o menino também é uma criança de treze anos. O fato é que são duas crianças vulneráveis que deveriam estar brincando, estudando, ou talvez quem sabe ajudando os pais em alguma atividade. Mas onde estavam os pais? "Papai foi na roça mamãe foi trabalhar". Os pais não estão em casa, estão trabalhando para dar "conforto e segurança", características do mundo moderno onde a educação dos filhos é delegada à escola, a televisão, o Tik Tok etc. Pais, fica aqui meu humilde conselho, faça de tudo para ficar com seus filhos o máximo de tempo possível, ainda que tenham que sacrificar algo. Cante vocês para ninar seus filhos, do contrário alguém cantará em seu lugar, e em muitos casos você não saberá quem e nem que música estão tocando para embalar os passos de seus filhos.

Marcelo Junio Silva
Enviado por Marcelo Junio Silva em 23/06/2022
Reeditado em 23/06/2022
Código do texto: T7544259
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.