Consagrar pastora ao ministério na Igreja

Consagrar pastora ao ministério na Igreja

A pergunta que não quer parar de ecoar nas pessoas

https://www.youtube.com/watch?v=ceuu0jrG4u8

Desde o princípio da humanidade sempre houve uma cobrança áspera para as mulheres, tendo em vista que elas promoveram o pecado original. Isso não quer dizer que as mesmas sejam seres inferiores, ou desprezíveis, pois o homem também pecou. Mas como o homem é do gênero masculino e foi criado, primeiro, o Senhor Deus quando faz referências ao mesmo; mas, isso não isenta as mulheres dos termos Bíblicos, tendo em vista que são uma só carne quando unidos pelos enlaces matrimoniais.

Gênesis 2:24

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.

Percebemos que tornam-se um só substância, mostrando que a mulher não está fora dos projetos de Deus existe uma citação antiga e engraçada que diz: “Quando falo no homem a mulher está incluída”. Outro fator é que se Deus falasse para o homem e depois para a mulher, tornaria uma redundância.

Em primeiro lugar - Deus não faz acepção de pessoa.

Romanos 10:12

Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.

Em segundo lugar - Porque por um homem entrou no pecado no mundo; Observe que Deus não trata do gênero feminino.

I Aos Coríntios 15:21-22

21 - Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.

22 - Porque, assim como todos morreram em Adão, assim também serão vivificados em Cristo.

Em terceiro lugar - Deus utilizou-se de uma mulher para enviar o salvador da humanidade.

Gálatas 4:4-5

04 - mas, vindo a plenitude dos tempos, deus enviou seu filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,

05 - para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

Perceba que uma mulher foi agraciada para trazer Jesus Cristo ao mundo o qual restaurou a humanidade. Maria que gerou jesus o salvador dos homens.

Então o homem não é um ser supremo que pode trabalhar para Deus com primazia; mas a mulher também deve ser consagrada ao ministério, uma vez que diante de Deus somos iguais.

Tem igrejas que consagram pastoras; existem outras que não consagram pastoras; mas o que interessa é o que a palavra de Deus ensina, se pode ou não pode consagrar mulher ao ministério pastoral. Vejamos uma citação adequada para o momento.

Gálatas 3:28

Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em cristo jesus.

Agora vem o questionamento: Proibir as mulheres de serem oficiais da igreja não é fazer distinção baseada no sexo?

O conceito de submissão das mulheres à luz da Bíblia não acarreta os preconceitos dos homens que acreditam serem superiores às mulheres em todos os aspectos como se fossem deuses.

Vamos ver agora a qualificação dos pastores diáconos e mulheres:

Pastores

I Timóteo 3:1-5

01 - Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.

02 - Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;

03 - Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;

04 - que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia.

05 - (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de deus? ).

Diáconos

I Timóteo 3:8

Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;

Mulheres

I Timóteo 3:11

Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.

Há uns dias passado; um batista fundamentalista, pediu que eu lhe mostrasse na bíblia a consagração de pastoras. O mesmo não tinha nenhuma formação teológica, ou até mesmo secular para abordar o assunto. Seria como, se eu, que não tendo formação em medicina, tentasse debater com um médico sobre qualquer assunto na área; só terminaria em contenda e vergonha para minha pessoa

No primeiro caso da pessoa que tinha conhecimento Bíblico para o assunto; estaria mostrando a palavra de Deus, e essa pessoa dizendo: “Eu acho isso, ou aquilo”, sem o menor embasamento na Bíblia Sagrada.

Sem falar que a Palavra de Deus condensa esse tipo de debate.

Tito 3:9

Evite, porém, controvérsias tolas, genealogias, discussões e contendas a respeito da lei, porque essas coisas são inúteis e sem valor.

Vejamos agora algumas mulheres exercendo ministério em diversas partes da Bíblia Sagrada. Um grande exemplo é quando o apóstolo Paulo fala a respeito de Júnia e Andrônico.

Romanos 16:7

Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo.

Alguns fundamentalistas e machistas dizem que Júnia era um homem com o nome de Juniasera; mas, não existe nenhum versículo falando sobre esse assunto. Outro fator é que Deus não coloca apelido ou reduz o nome, pelo contrário, coloca um novo nome.

Lamentavelmente em pleno século XXI, as mulheres são vistas como seres inferiores sem voz ativa por muitas igrejas que se dizem evangélicas. Agora vamos para o Antigo Testamento onde as mulheres foram: Perseguidas, desvalorizadas, tidas como objetos de uso sexual dos homens, escravas, concubinas, amantes etc.

Vejamos algumas mulheres exercendo o Ministério de Deus no Antigo Testamento.

Miriã - Profetisa

Êxodo 15.20

Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, pegou um tamborim com nas suas mãos, e todas as mulheres saíram através dela com danças.

Noadia - Profetisa

Neemias 6:14

Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme a estas suas obras, e também da profetisa Noadia, e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me.

Débora - Profetisa e juíza

Juízes 4:4

E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava Israel naquele tempo.

No Novo Testamento

Ana - Profetisa

Lucas 2:36

E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade;

Priscila - A obreira

Atos dos Apóstolos 18:26

Ele começou a falar com coragem na sinagoga. Priscila e o seu marido Áquila o ouviram falar; então o levaram para a casa deles e lhe explicaram melhor o caminho de Deus.

Febe - Diaconisa

Romanos 16:1-2

Eu recomendo a vocês a nossa irmã Febe, que é diaconisa da igreja de Cencréia.

Evódia e Síntique - mulheres evangelistas

Filipenses 4:2-3

02 - o que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no senhor.

03 - sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.

Ser pastor é um dom –semelhante ao de profetas; Biblicamente não há conotação quanto a pessoa ser homem ou mulher.

Efésios 4.11

“E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres.”

Não existe sequer um versículo dizendo que as mulheres não podem ser consagradas a pastoras. Agora vem a pergunta final:

Deus é homem ou mulher?

Desde o renascimento (idade média século XV) até os dias atuais, trazem a figura de Deus representada por um senhor idoso de barbas longas, normalmente de pele branca e com olhar severo ou misericordioso, dependendo da interpretação.

Deus é Espírito e não tem como liga-lo ao gênero humano masculino ou feminino; Ele não tem sexo. Vamos deixar de lado essa imagem de que o Senhor é um velhinho de barba branca.

João 4:24

Deus é Espírito, e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e verdade.

Que o Senhor vos abençoe rica e abundantemente.

Pastor Robson Colaço de Lucena