O sofrimento da alma (Lc 16:19-31)

"Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele ;

E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.

Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite."( Lc 16:19-31)

O texto lido se trata de uma parábola de advertência, para que o homem em vida venha escolher o caminho para qual sua alma será destinada; tanto o rico como o mendigo morreram, Jesus está mostrando que tanto pobre como rico,se Cristo não voltar antes,ele está destinado a passar pela morte, é algo inevitável , todos nós estamos sujeitos a morrer. A morte é uma realidade que as pessoas lutam para que esse dia nunca chegue,mas não se pode evitar ; então o texto nos mostra essa realidade, que todos nós passaremos por ela, só não passaremos no caso de arrebatamento; porque isto é algo que aguardamos. Mas o homem está sujeito a morrer, independentemente da posição que possui; são fatos que devem ser encarado com temor e sabedoria de Deus, para que não venhamos sofrer as consequências de escolhas erradas;

"Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,"( Dt 30:19)

É o que Deus propõe para nós, são escolhas que desfrutaremos do gozo e alegria de estarmos no céu de glória ,mas também teremos escolhas que pode nos levar a morte eterna. Observe que tanto o rico como o mendigo morreram,mas o rico desfrutava do bom e do melhor, então perguntaremos; e é pecado possuirmos bens materiais? Claro que não ; o único problema foi que o rico desfrutou de muitas riquezas, usufruiu de tudo que tinha,da melhor maneira possível,note que o texto diz:

"Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente."( Lc 16:19) Ele apenas esqueceu de cuidar do bem mais precioso que tinha, que é sua alma, essa é eterna, não morre, ele se preocupou com aquilo que era material, e não investiu naquilo que é eterno; viveu esplendidamente , esqueceu que com sua riqueza ele poderia ter dado uma mão para Lázaro, e não ter deixado ele comer das migalhas, talvez ele nem tenha se quer comido destas migalhas, porque o texto diz que ele desejava comer das mesmas; ou quem sabe ele poderia ajudar comprar um medicamento para Lázaro, que era cheio de chagas . Cuidar da alma não é eu está presente nos cultos da igreja todos os dias, isso é bom,mas existe coisas que também são importantes além disso; "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?"( 1 Jo 4:20 )

Lázaro estava as portas do rico para que ele cuidasse dele, como diz o texto,era justamente para quê o rico exercitasse sua alma,preparasse ela para a eternidade; nisto ele amontoaria para si um grande depósito para sua alma, é por isso que o texto diz, que ele estava as portas do rico, estava ao alcance do rico; era para que ele lhe estendesse a mão ; mas este ignorou todas as possibilidades que havia para para proveito de sua alma;Jesus nos falou: "E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes."( Mt 25:40)

O rico teve toda oportunidade para preparar o caminho para onde sua alma iria passar a eternidade, mas foi descuidado com aquilo que Deus colocou em suas mãos; ele tinha muitas riquezas,mas perdeu até para os cães, que lambiam as chagas de Lázaro; enquanto este regalava de tudo que tinha, no popular seria: Festejava,brindava ou ostentava ; e o mendigo tinha os cães como companheiro,aonde muitas das vezes ele não podia coçar suas feridas, os cães faziam isso para ele; enquanto o rico teve a oportunidade de secar suas feridas,mas a vida foi boa demais para com ele, que não lhes deixou olhar para as necessidades de Lázaro. E era nesta vida que ele deveria escolher para onde iria sua alma; mas a riqueza falou mais alto no seu coração, não se preocupou em ajuntar tesouros no céu, preferiu tesouros perecíveis; "Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam." ( Mt 6:20 ) Quando focamos nossas mentes nas coisas desta vida, perdemos a direção daquilo que é eterno, e o Espírito Santo fala e nos mostra,e não conseguimos vê nem muito menos ouvir; é por isso que muitas vezes precisamos abrir mão daquilo que é terreno; para que possamos ser participantes das coisas do céu.

E a bíblia diz que morre um,mas também morre o outro, isto é uma ordem natural; todos estamos sujeitos a passar por ela, é o curso da vida . Só que morrendo os dois,o que podemos observar é que os valores foram invertido, mas o sofrimento do rico foi multiplicado,e estes não acabarão mais,o sofrimento do mendigo cessou, porque fazia parte do curso terreno; enquanto o gozo do rico também era terreno , algo que logo acabaria,e este também cessou; mas o gozo do mendigo era apenas o início de uma eternidade. Porque este não tinha riquezas para colocar seu coração sobre ela,mas procurava se alimentar do quê não tinha,na esperança de um dia sair daquela vida; este alcançou misericórdia de Deus; enquanto o rico na sua morte começaria o sofrimento eterno de sua alma. Observe que suas palavras agora são de alguém que está atormentado; "E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama."( Lc 16:24)

O sofrimento da alma deste homem, era apenas o início,mas para ele é como se fosse uma eternidade, já notamos que ele estava atormentado conforme diz o próprio , com muita sede, e o pior é que esta sede nunca mais vai acabar, e este por um momento viu Lázaro desfrutando do gozo eterno, só que Lázaro não podia fazer nada para ajudar este homem. "E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá." ( Lc 16:26) A escolha de ficar de um lado ou do outro do grande abismo,foi feita em vida, agora não pertencia mais à ambos , passar de um lado para o outro ; "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo," ( Hb 9:27) o arrependimento já não tinha mais nenhum valor , porque o tempo foi desperdiçado com coisas passageiras, fúteis e perecíveis; o sofrimento daquela alma era imenso que, agora ele pensa nos seus cinco irmãos, e pede que vá alguém de entre os mortos para dá testemunho daquilo que está vivendo; só que a resposta é: "Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite."( Lc 16:31)

O que ele estava dizendo é que a palavra que temos é suficiente para nossa salvação,se não darmos crédito aos profetas que estão pregando, não adianta se levantar alguém de entre os mortos; o testemunho de Deus é dado pelos quê estão vivenciando e desfrutando da palavra viva e eficaz.

O motivo do homem ir para o inferno não é por falta de testemunhos,mas sim pela dureza do coração, que não observou o mundo em sua volta com outros olhos; e este agora arde nas chamas do fogo eterno; "E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne." ( Is 66:24 ) Isaías descreve a condição daqueles que foram uma vergonha durante esta vida; e não absorveram para si a palavra da salvação de sua alma, e os mesmos queimaram no fogo; Jesus diz que: "E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes."( Mt 13:42) Na verdade o choro descrito por Jesus,se trata de gritos de lamentos ,por não poder mais voltar atrás,o ranger de dentes representa a agonia de quem queima nas chamas que nunca se apaga . É com muito pesar que transmito esta mensagem, falar das grandezas de Deus e da glória do povir é algo maravilhoso; mas não podemos deixar de falar da realidade do lago de fogo, e do tormento daqueles que para lá são destinados, não se pode voltar atrás depois que se torna participantes desta condenação; mas pode ser evitado quando em vida se tem o direito de escolha, resumindo aqui o que já foi dito, o sofrimento da alma pode ser convertido em gozo e alegria; quando entro dentro da vontade daquele que tem nos mostrado o caminho da vida eterna, e deixo de fazer os desejos de um ser vil e tentador, adversário das nossas almas, e que será lançado no lago de fogo ardente pelo mal que tem causado no mundo, para nunca mais fazer maldades; então escolha o caminho certo, para que sua alma desfrute do gozo eterno, porque o sofrimento da alma é permanente, não adianta usufruirmos do melhor dessa terra que se acaba, e perdermos aquilo que é para sempre. Pois Jesus falou: "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" ( Mt 16:26)

Então o que podemos concluir é que o melhor não está nesta vida,nas riquezas nem muito menos,nas prosperidades deste mundo,mas sim na glória, quando a alma está vivendo a vontade de Deus e acumulando tesouros no céu; não abra mão disto porque o rico não teve bom êxito agindo desta maneira,mas perdeu a salvação, absorvendo para si,o sofrimento da alma.

Diante deste relato,lhe digo, medite nesta palavra ; e busque para você a salvação da alma, que é algo maravilhoso, que Deus te abençoe e continue te fortalecendo,em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 09/05/2022
Reeditado em 24/05/2022
Código do texto: T7512747
Classificação de conteúdo: seguro