O preço da salvação

Como ele foi pago? vamos meditar

"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz." Colossenses 2:14

Que a paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja sobre todos.

Mas uma vez vamos mergulhar na imensa fonte de água viva, que é a palavra de Deus,a fonte inesgotável que nunca seca.Com muita precisão falaremos à respeito de um valor que foi pago, para que assim o homem pudesse ser resgatado da prisão que à todos os homens foi outorgado, assim o homem já nasce com esta culpa sobre si, devido ter herdado do pecado original, e esta culpa é um preço altíssimo que, não tinhamos condições de efetuar este pagamento, Deus na sua infinita sabedoria, Ele vai agora projetar um plano de salvação para esse homem que havia se corrompido, primeira fala de Deus à respeito disso, encontramos em: "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Gênesis 3:15 . Aqui vemos o primeiro relato à cerca desta tão grande salvação, Deus o grande arquiteto,projeta aqui seu belíssimo plano, para aproximar novamente o homem que havia se distanciado de Deus, tornando-se inimigo de Deus, Paulo escreve,"E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação." Romanos 5:11,o homem precisava se reconciliar com Deus,o pecado causou este impácto fazendo do homem inimigo de Deus;nossos méritos, todo nosso esforço,por mais capaz que seja o homem, não conseguirá jamais pagar o valor devido, quando olhamos para o velho testamento, vemos Deus dando instruções para os sacerdotes fazerem sacrifícios pela culpa do pecado, só que aqueles sacrifícios apaziguava aquela situação por um tempo, assim precisando novamente o sacerdote, oferecer uma outra vez holocausto para que vinhesse ser aplacada a ira de Deus.Sendo assim, esse sacrifício não era suficiente;mas olhando para carta aos hebreus ele vai dizer: "Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção." Hebreus 9:12,os relatos biblicos no antigo testamento nos mostra que o sacerdote entrava de ano em ano, para oferecer sacrifício pelos pecados,a bíblia diz que Jesus uma única vez, efetuou para nós,a eterna redenção. "Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio;" Hebreus 9:25. Jesus ele oferece esse sacrifício como sumo sacerdote, ele mesmo sendo o sacrifício, não com sangue alheio,mas dele próprio.

Jesus nos deu essa liberdade, trazendo para nós livre acesso ao santo dos santos, "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus," Hebreus 10:19,ele nos proporcionou uma grande vitória estando nós mortos em nossas ofensas,

"E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados," Efésios 2:1.

Sacrifício este que resultou o preço da nossa salvação, não havia dinheiro nenhum que pudesse pagar a dívida era muito alta; segundo nos diz o apóstolo Pedro: "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,

"Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado," 1 Pedro 1:18-19.

No tocante a este sacrifício, do qual já foi falado que, que não havia como pagar, todo homem herda para si esta culpa, havia contra nós um escito de dívida,para entendermos melhor esta questão, vamos aqui,destacar à respeito da cultura judaica, que quando alguém devesse algo para outro,aquela pessoa que seria beneficiada traria para aquela pessoa que era o devedor assinar aquele escrito, que também é chamado de cédula de dívidas, enquanto não fosse pago aquela dívida,o nome do mesmo permaneceria naquele papel; pagando aquela pessoa a dívida, seria riscado seu nome daquele papel.

Assim estávamos nós,sem condição nenhuma,e condensados a ir para o inferno, precisaríamos de alguém que pudesse pagar esta dívida,se Jesus não tivesse se entregado naquela cruz não haveria redenção.se ele tivesse desistido ele continuaria sendo o mesmo Deus,mas Paulo escrevendo aos felipensses,nos diz que ele abriu mão de toda sua glória: "Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,"Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;"E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz."Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;"Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,"E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai." Filipenses 2:6-11.

E agora que a dívida foi paga quem seria o recebedor? Desta dívida, sendo que a bíblia nos diz que nos éramos inimigos de Deus, fazendo assim a vontade do diabo, porque pensando desta forma, vemos que houve um resgate,"Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;" Gálatas 3:13.

Então vemos que houve um resgate, então aquele que nos mantinha preso deveria agora está contente ,

"E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo." Colossenses 2:15, neste versículo diz que nós fomos despojado, nós éramos aquilo que estava em suas mãos;ou seja,pertencíamos à ele,e sobre nós ele tinha domínio,mas o versículo acrescenta que, essas potestades foram expostas publicamente, envergonhada,mas o preço que foi pago por nós, não os deixariam contentes,felizes por ter recebido o valor?A questão é que esse valor não foi pago à eles, esse valor foi pago Àquele que foi ofendido, quando o homem pecou no seu pecado original,ele ofendeu à santidade de Deus, e assim perdemos a semelhança que havia entre nós e Deus;mas sendo consumado o sacrifício, Deus se alegra de ter entregado seu filho para morrer naquela cruz. "Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão." Isaías 53:10

Este foi o preço do nosso pecado,um valor altíssimo,mas trazendo a paz e alegria ao coração do homem, à todos que se chegarem à Deus,"Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." João 6:37, Jesus pagou a dívida e com o seu sangue ele assinou a cédula, dizendo que já estava pago.

Que Deus continue te abençoando e te fortalecendo, e dando graça para meditar em sua palavra.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 29/03/2022
Código do texto: T7483587
Classificação de conteúdo: seguro