SOBRE O RACISMO

Hoje vamos falar sobre racismo, sobre preconceitos, sobre essa peste epidêmica no Brasil, que é o cara ser branco e se achar melhor, mais eleito, mais digno do que o outro, por ser negro.

São tantos casos que temos visto recentemente. Meninos negros mortos em ações policiais. Casos de pessoas poderosas dando carteiradas. E agora mais recente, o caso que viralizou: o entregador do I-Food que foi humilhado por um morador de condomínio de luxo.

Infelizmente não são casos isolados. São casos recorrentes. Acontecem todos os dias na sociedade brasileira. E isso é levado a todas as consequências: negros morrem mais de forma violenta que brancos. Negros recebem menos que brancos. Negros são os alvos preferenciais das abordagens policiais. Enfim: uma série de situações que acontecem todos os dias.

Penso que não adianta só não ser racista. É preciso se incomodar com o racismo. É preciso combater o racismo. E como fazemos isso? É uma pergunta difícil.

Mas podemos começar em não fazer piadas racistas com nossos amigos. Não reproduzir discursos que desmereçam as pessoas por conta de sua cor. Já é um bom começo. Quando alguém fizer um ato racista, a gente pode conversar com a pessoa e explicar que não é correto. Já ajuda!

E no mais a gente pode buscar entender melhor a nossa sociedade, ir mudando nossas atitudes. A gente precisa estar sempre em evolução. Sempre aprendendo coisas novas.

Uma boa dica é a gente aprender a ser mais humano, a ser mais amável com as pessoas. A não sermos racistas. Nem racista de brincadeira. Às vezes a brincadeira é a coisa que mais dói, porque só brinca com a gente quem a gente gosta.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 26/03/2022
Código do texto: T7481093
Classificação de conteúdo: seguro