SOBRE AS ARTES

Ah, os artistas! Essa raça de gente condenada a produzir a beleza para encantar nossos ouvidos e iluminar nossos olhos!

Ontem foi “comemorado” no Brasil o dia das artes. Temos a comemorar por causa das pessoas que produzem e que consomem arte. E elas são muitas! Infelizmente, não temos o que comemorar por parte dos governos, que têm responsabilidade em fomentar a arte e a cultura e não tem cumprido bem o seu papel.

Ah, mas artista é tudo vagabundo! A gente ouve isso e sangra os ouvidos, né? Infelizmente, nem todos conseguem compreender o papel da arte e da cultura da vida de um povo. Mas tenho um recado: o setor cultural no Brasil emprega 5% da mão-de-obra. São pessoas que trabalham, que geram renda, geram emprego e sustentam suas famílias.

É o cinema, é o teatro, é a música, é a literatura, é a dança, são as artes plásticas, o folclore, enfim. E todos fazem parte de uma cadeia produtiva. A editora vende livros, emprega pessoas. Compra papel de uma fábrica. A música, do mesmo jeito. Movimenta todo o mercado.

Mas nem vou falar disso. Quero falar da importância que é a arte na vida das pessoas. Nesta pandemia muita gente teria surtado, ficado louca sem ver um filme, sem ver uma série, sem ouvir música, sem ler um livro, sem assistir uma livre de cantores. A arte é importante, é fundamental para tornar nossa vida melhor!

Vou citar Goianésia. Infelizmente o dinheiro da cultura foi todo gasto com shows grandes, de artistas de fora. Não teve investimento nos artistas de Goianésia. O dinheiro de um show daqueles seria suficiente para publicar livros, fazer festival de música, festival de dança, apoiar o audiovisual, manter aulas de teatro. Infelizmente, isso não aconteceu. Não foi prioridade.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 26/03/2022
Código do texto: T7481091
Classificação de conteúdo: seguro