SOBRE GOLPES CIBERNÉRTICOS
Com o isolamento social imposto durante a pandemia de 2020, o uso da internet aumentou bastante, principalmente para realização de compras online. Consequentemente, o número de golpes digitais também cresceu.
Mas esse não é o único truque os estelionatários usam para fraudar e roubar dinheiro das vitimas. Alguns golpes como clonagem do whatsapp, golpe da promoção irresistível, leilões falsos, proposta de emprego falsa e campanhas de doação falsas são alguns dos golpes mais comuns praticados atualmente.
Caso alguém te peça dinheiro, ligue para a pessoa ou, se puder, verifique pessoalmente, se ela realmente fez esse pedido. Não transfira nenhuma quantia em dinheiro sem antes confirmar com o destinatário. Principalmente, quando pedem para depositar em contas diferentes.
Outra coisa que você pode fazer é verificar o enderenço do site quando vai fazer uma compra ou entrar em um leilão.
E vale aquela famosa frase: quando a esmola é demais, até o santo desconfia. Não há jeito de ganhar dinheiro fácil. A não ser por golpe. Mas aí neste caso, você está sendo é a vítima, o fornecedor. Então, a melhor dica é: desconfie sempre. Verifique com atenção. E caso cai num golpe, procure imediatamente a delegacia de polícia.