SOBRE O NOVEMBRO AZUL

Vamos falar sobre o novembro azul, a campanha de prevenção ao câncer de próstata, ou o mês do homem, do homem cuidar da saúde.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28% da população masculina que desenvolve algum tipo de tumor.

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame.

A maior dificuldade para se fazer o diagnóstico é o machismo, o preconceito que os homens têm em relação ao exame de toque retal. Como se isso fosse afetar sua masculinidade, como se isso fosse tornar um homem menos homem.

É um absurdo que em pleno século 21, pessoas possam morrer por causa da ignorância de se fazer um exame, por sentir sua masculinidade ameaçada. Parece coisa de criança, coisa de criança do século passado.

Meu conselho aos homens: a vida vale mais, sua saúde é mais importante. Vamos todos nos cuidar, vamos levar a sério a vida. Piada sem graça é morrer por causa do câncer de próstata!

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 24/03/2022
Código do texto: T7479625
Classificação de conteúdo: seguro