SOBRE DIREITOS

Nem sempre sabemos quais são nossos direitos como cidadão. Acontece que às vezes pensamos que políticos nos fazem favores, quando na verdade, estão cumprindo seu dever e estamos tendo apenas o que é nosso, por direito.

É dever do Estado – e quando falo estado estou falando poder público em geral – garantir moradia, saúde pública, educação e segurança de qualidade a todas as pessoas. Os governantes são pagos e escolhidos pelo povo para isso. E eles não fazem obras com o próprio dinheiro: fazem com o dinheiro nosso, que pagamos com nossos impostos.

Não precisamos ficar tão agradecidos assim aos políticos por nos darem o que é nosso, por direito. Devemos é cobrar aquilo que não é feito. Afinal já pagamos por esses serviços e pagamos adiantado.

Infelizmente, não recebemos de volta o dinheiro dos impostos em serviços de qualidade. Não da forma como merecemos e precisamos. Faltam moradias populares, falta um melhor atendimento médico, falta uma saúde de mais qualidade, falta segurança.

Em época de campanha política é comum ver candidato prometendo Deus e o mundo para todos. Uma cidade de contos de fada. E é comum também ver o cidadão, que deveria cobrar, questionar, balançando bandeira e dizendo amém ao seu candidato.

Votar é um exercício da democracia, é lindo escolher seus representantes. Mas lembre-se que escolhemos alguém para cumprir sua função, que é administrar o dinheiro público em favor da cidade. E a nossa função é cobrar se isso está acontecendo de forma correta. E não adorarmos esse governante como um santo, um deus.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 23/03/2022
Código do texto: T7478919
Classificação de conteúdo: seguro