O DILEMA DAS REDES SOCIAIS

Falemos sobre o dilema das redes sociais, o perigo que elas trazem.

Um documentário lançado pela Netflix tem causado bastante polêmica. É o filme “O dilema das redes”, do diretor Jeff Orlowski, que mostra depoimentos de programadores que ajudaram a criar diversas funcionalidades das redes sociais.

A mensagem é uma só: tomem cuidado com as redes sociais, elas ameaçam o futuro da humanidade, elas ameaçam a vida como conhecemos.

Mas, por que? A resposta nos assusta: somos manipulados o tempo todo, ficamos viciados, perdemos produtividade, teremos graves problemas neurológicos por conta disso, além de outros complicadores como fake News, radicalismo, disseminação do ódio, da violência, de fraudes. A lista é longa.

Há uma pergunta muito interessante no documentário: se não estão vendendo nenhum produto, quem é o produto? A resposta: nós somos o produto! Diversas empresas gigantes pagam milhões de dólares por nossas informações pessoais mais básicas, para nos manipular como consumidores de produtos, de ideias. A gente meio que vira aqueles zumbis de séries da Netflix.

E como vicia! Vicia como droga. Quando a gente percebe já está dependente do celular, das redes sociais. Os relacionamentos pessoais esfriam, a vida passa a não fazer tanto sentido. Ninguém consegue mais ler um livro, assistir um filme sem estar com o celular na mão. Vivemos em estado constante de alerta. Nosso cérebro não vai resistir por muito tempo sem bugar.

Se puder, saia das redes sociais. Se não puder, tente sair do modo viciado. E fica valendo aquele conselho de cerveja: aprecie com moderação.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 20/03/2022
Código do texto: T7476647
Classificação de conteúdo: seguro