BACKDRAFT (O que é)
Numa sala fechada um sofá inflama. A fumaça vai até o teto e, sem ter para onde seguir, se acumula no ambiente e acaba abafando e apagando as chamas. Mas o fogo não é só chama, ele também é brasa. Esta, sem concentração suficiente de oxigênio, continua numa combustão lenta e ineficiente. Junto com a fumaça, por todo lado vão pairar partículas quentes e com muito ainda à queimar. Para uma nova ignição já temos as partículas e o seu calor, falta o oxigênio. Eis que chega alguém e abre a porta, dando a isso o comburente que faltava. À medida que o ar entra e que nova queima comece a partir do sofá, parece que um dragão cospe fogo no pobre desavisado, ou, como dizem, ele é lambido por uma língua flamejante, o backdraft.
Por isso não se recomenda abrir o capô do carro se estiver pegando fogo o motor. Normalmente essa tampa é levantada primeiro sendo puxada
uma alavanca que fica embaixo do painel e à esquerda do motorista, para destravamento. Pois bem, essa primeira etapa já deixa o capô com bastante abertura para caber uma mangueira de extintor e ajudar a reduzir o prejuízo. Esvaziar um extintor de CO2 ou similar no cockpit (cabine), fechando as portas em seguida, pode evitar que o fogo passe para esse espaço, pois a ação retira do mesmo o oxigênio.