Futuro

 

Firmo meus passos em direção ao futuro, alegre, sonhando com a mudança, supondo ser melhor que ontem e com dádivas que é esse presente. Apenas supondo... Nessa caminhada não me agrada o que vejo as margens do caminho. Descrever em nada traduz...

 

Olho à direita da margem onde deveria existir um acostamento e tudo que vejo é a natureza pedindo ajuda, como um pedinte atrás da esmola para alimentar seus frutos, flores e a própria vida.

Também presenciei fazerem revolução, destruindo um pouco da nossa dita civilização. Achamos rude, incoerente e muitas vezes sem por quê. Mas, se olharmos mais atento, com a visão aberta, veremos tantos por quês para toda rebeldia, tantos gritos emitidos em silêncio.

 

Fiquei absorto e enojado.

Pensei:

- Vou virar para à esquerda. Possa ser que eu veja solução para tanta ignorância.

De fato à esquerda existia um acostamento. Porém, cheios de acidentes; cobertos de areia e cascalho que convenientemente jogamos por uma moeda, por aqueles que promulgam em defesa do ambiente. Mas, quando observamos atentamente, veremos que os mesmo jogam pela janela de seus automóveis o invólucro daquela pastilha tão desejada, revelando o ser humano desprezível e ganancioso. E a natureza entra de novo em cena, com a chuva desfaz o que superficialmente tapou os buracos desta via.

 

Mesmo assim continuei a caminhar, mas, não sabia o que sentir, pois, assim como tantos, só damos atenção quando em parte nos é interessante. Foi ai que vi o futuro, decepcionante, frio, desolado e sem vida. Repleta de adultos, as crianças de ontem, dizendo "evoluímos". Mas em que mesmo?

Tive a minha frente flash's de toda uma era de onde saímos das carvernas, passamos pela industrialização, avançamos para o espaço, mas sempre na mesma estrada.

Mais houve, sim, uma evolução material. Já não posso falar da nossa humanidade.

Talvez chegaremos a uma evolução, mas não nesses primeiros milênios.

 

Texto: Futuro

Autor: Osvaldo Rocha

Data: 17/03/2021

 

 

Osvaldo Rocha Jr
Enviado por Osvaldo Rocha Jr em 15/11/2021
Código do texto: T7386359
Classificação de conteúdo: seguro