A Seu Alcance

 

Para Marco Aurélio, se é humanamente possível, está a seu alcance. E cabe a você descobrir os meios e as possibilidades de realizar o que tem em mente. Todavia, não é algo simples e nem que se realizará do dia para a noite. O caminho é longo e a estrada é sinuosa. Muitos tentam, poucos conseguem - qual a razão? Os vitoriosos são seres especiais e iluminados? Acredito que não. O segredo está na história humana dos grandes homens.

Quando Isaac Newton escreveu na carta para Robert Hooke em 5 de fevereiro de 1676 a frase "se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes", ele deixa claro a importância de aprender com a história, com os feitos dos homens que vieram antes dele. Ele usa a metáfora dos anões estarem sobre ombros de gigantes de Bernardo de Chartres que significa "descobrir a verdade a partir de descobertas anteriores" para externar a relevância do conhecimento, os estudos e descobertas de outros homens.

Resumindo as informações históricas (risos), aprendemos com os estudos, com as prática atuais, mas jamais devemos negligenciar os caminhos que foram trilhados pelos homens e mulheres que inovaram em sua época e escreveram a história.

O que levou Henry Ford, Thomas Edson, Leonardo da Vinci e outros a escrever para sempre o seu nome na história humana? Ao ler e compreender a biografia desses e outros notáveis você verá como a frase de Marco Aurélio não é uma utopia. O grande capital humano é o conhecimento, não o conhecimento puro, limitado aos livros, mas o conhecimento que gera riqueza, que sai da teoria e gera valor pela ação. E muitas vezes o caminho é inverso, é a ação que produz o conhecimento - Da Vinci, Charles Darwin que por meio da observação da natureza criaram as suas obras que o digam. 

 

Alvaniza Macedo

26/10/2021

 


 

Alvaniza Macedo
Enviado por Alvaniza Macedo em 03/11/2021
Código do texto: T7377526
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.