Imagem: Google
A Diplomacia
A diplomacia é essencial para o equilíbrio das relações humanas. Algumas vezes ou durante toda uma vida doamos o nosso melhor, o nosso tempo, a nossa bondade e/ou compaixão para com o outro, pois os nossos olhos enxergam apenas o palco e a peça teatral que nos é mostrada. E nesse teatro de emoções não percebemos que estamos sendo abusados emocionalmente por familiares e/ou amigos.
Mas, a vida se encarrega de descortinar as intenções e de repente nossos olhos passam a ver além do palco, chegam aos bastidores e percebem que somos lembrados apenas quando precisam de nós, que alguns se omitem deliberadamente de oferecer uma ajuda ou algum tipo de apoio, que a amizade é uma via de mão única (só a nossa), que a reciprocidade só existe em nossas mentes. Então, mudamos.
Mudamos pela dor da decepção, pela dor de saber-se usado várias vezes, pela dor de ter sido ingênuo e bom. Mas, sem lamentações, sem conflitos, sem exigências, pois não há necessidade de cobranças - os olhos veem além do palco. E o que nos cabe fazer é usar a diplomacia da melhor forma possível, ser educado e cortês, porém sem envolvimentos emocionais, sem o calor dos afetos, sem a inocência de outrora. No trato com pessoas assim apenas o uso da diplomacia, é o mais sensato a se fazer.
Alvaniza Macedo
11/08/2021
11/08/2021