Depressão
Depressão – mal do século. Tristeza profunda, ausência de ânimo, perda de interesse, oscilações de humor. Um terror noturno, medos que antes não existiam, uma doença mental que atinge milhões de pessoas no mundo todo.
Segundo Solomon , “depressão, como um parasita que suga sua seiva, rouba seus sonhos, enfraquece seu vigor e tira o brilho de seus olhos. A depressão é como vestir um terno de madeira e engolir o seu próprio funeral”. A depressão apaga a luz no fim do túnel, faz a pessoa sentir como se estivesse caminhando em areia movediça, lança-a num oceano de lama de pessimismo.
Mas, e que bom que sempre há um ‘mas’, é possível sim se libertar dos grilhões da depressão, sair livre, leve e solt@ dessa masmorra.
Sentiu que está afundando no lamaçal da depressão, busque ajuda ; saiba que existem vários antidepressivos; faça psicoterapia; faça exercícios físicos – o exercício físico libera, no cérebro, substâncias, as conhecidíssimas endorfinas, que proporcionam uma incrível sensação de paz, bem-estar e tranquilidade; pratique meditação; beba bastante água; tenha uma agenda para organizar suas atividades; cuide-se e ame-se... musicoterapia e acupuntura também podem ajudar a recuperar seu bem-estar.
O sol voltará a brilhar, e as cinzas da tristeza pra bem longe você irá soprar.
E... você sabia que ter a flora intestinal saudável também é essencial para prevenir depressão e melhorar o humor? Sim... é isso mesmo, “pois as bactérias boas que vivem no intestino produzem e armazenam mais de metade da serotonina disponível no organismo, hormônio que é responsável pelo bom humor.
Assim, é necessário ter uma flora intestinal saudável e equilibrada para prevenir e ajudar no controle da depressão e da ansiedade. Algumas das bactérias boas do intestino estão presentes no iogurte natural e no kefir, por exemplo, e se alimentam principalmente de fibras, encontradas nos alimentos integrais, como aveia, pão integral e linhaça, enquanto as bactérias ruins consomem mais açúcar e farinha branca” .
Fontes:
Disponível em: Alimentos que combatem a depressão e melhoram o humor - Tua Saúde (tuasaude.com). Acesso em: 23 mar. 2021.
Disponível em: Depressão, o Parasita da Alma « 1ª Igreja Batista da Lapa (1ibl.org.br). Acesso em: 28 fev. 2021
Desabafo em total sigilo - Se você tem percebido alguns sintomas de depressão, também pode buscar ajuda com o CVV – Centro de Valorização da Vida (telefone 188).