OS 700 ANOS DE DANTE ALIGHIERI - EVENTOS NO BRASIL

.

Para celebrar os 700 anos da morte de Dante Alighieri, a Faculdade de Letras da UFMG realizará a Jornada Dante 700 anos.

O evento on-line reunirá vídeos de palestras, entrevistas, seminários e leituras da obra do escritor, produzidos por pesquisadores convidados, bem como por estudantes e professores.

Link do evento: www.youtube.com/channel/UCU_1hhvjy3fdqpOjJILrIPg (veja o meu comentário)

Organizado pela Faculdade de Letras da UFMG em colaboração com o Consulado da Italia em Belo Horizonte.

* * *

Por ocasião do aniversário dos 700 anos da morte de Dante Alighieri, no próximo dia 26 de março às 18h30, o IIC Rio irá transmitir uma conversa sobre Arte, Moda e Arquitetura na Florença do século XIII.

A ideia é a de reconstruir e explorar o contexto no qual o “pai da língua italiana” vivia e se inspirava e que contribuiu a criar aquela identidade italiana que mais, tarde, durante o Renascimento, será considerada como referência no processo de transformação nos âmbitos das artes, da filosofia e das ciências. O público de casa poderá participar com perguntas no bate-papo aberto durante a live.

O evento contará com a participação de:

ARTE

Marcello Maria Perongini

Formado em História da Arte pela Università degli Studi di Firenze e fundador de Artitalia, grupo de divulgação da história da arte italiana.

ARQUITETURA

Aristides Corrêa Dutra

Professor nos cursos de Design e Arquitetura da Universidade Veiga de Almeida e no curso de Design de Interiores da Universidade Candido Mendes. Possui mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo.

MODA

Thaiana Vieira

É historiadora e professora de História pela UFRJ, mestre em Artes, cultura e linguagens pela UFJF e doutoranda em Design de Moda pela UBI. Investigadora de História da moda e desenvolveu pesquisas especialmente sobre Moda na Baixa Idade Média.

O evento será transmitido pelas redes sociais do IIC Rio

Facebook e Youtube @iicrio no dia 26 de março às 18h30

* * *

Para as comemorações do maior poeta italiano, Dante Alighieri (1265-1321), apresentamos uma série de encontros, nos quais compartilharemos o prazer da leitura da obra de Dante no Brasil.

PROGRAMAÇÃO

25 de março

DANTEDI’

Em 2020, o Governo da Itália instituiu oficialmente o DANTEDÌ, o “Dia de Dante no Mundo”, dedicado à obra e à figura de Dante Alighieri. A data escolhida foi 25 de março, pois antigamente neste dia começava o ano civil em Florença, coincidindo com a festa da Anunciação.

10:00-11:00: “O meu Dante. Razões para estudar Dante no Brasil”. Apresentação de Ana Flávia Gonzalez, Paulo Lima, Paulo de Tarso, Alexandre Ginzel.

Produção: grupo de pesquisa "A tradição literária italiana".

Link: https://meet.google.com/pqf-xzai-vfa

11:00-12:00: canal Youtube do IIC Rio e na plataforma Corriere.it:

Primeira exibição do filme UMANA DIVINA GEOMETRIA, com Marco Lucchesi, Juliano Alvarenga e Livia Raponi, escrito e dirigido por Livia Raponi. O filme, realizado pelo Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro por ocasião dos 700 anos da morte de Dante Alighieri, participa da maratona literária "Dante nel mondo" organizada pelo jornal Corriere della Sera e pelo CEPELL (Centro per il libro e la lettura).

15:00-16:00 - "Fontes e rumos da Dantística lusófona" no lançamento do livro “Dante e Portugal. Presenças lusas e andaluzas na Divina Comédia” (Org. de Fernanda P.Mendes), pela Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri- Il Mondo in Italiano (ASCIPDA).

Palestrante: Prof.a Maria Cecilia Casini

Info e inscrições: segreteria.ascipda@gmail.com

19:00-19:45 - Leitura na Biblioteca Mário de Andrade do canto XVII do Inferno da Divina Comédia.

Apresentadora: Prof.a Maria Cecilia Casini

Link para inscrição: https://forms.gle/5MMvnBRPcvC6BCuE6

20:00 - Apresentação da palestra “Zélia Gattai lettrice di Dante in Anarquistas graças a Deus”, no âmbito do Congresso “La Maremma per Dante. Cultura per la vita 1321-2021. Dantedì 2021. Lettori di Dante in America: Stati Uniti, Messico, Brasile, Argentina”

Palestrante: Prof.a Maria Cecilia Casini

Informazioni: https://www.facebook.com/LaMaremmaperDante

Datas: 22-25 de março

Organizado por:

Prof.a Maria Cecilia Casini (USP)

Área de Língua e Literatura Italiana da USP/PPG Língua, Literatura e Cultura Italianas (FFLCH/USP)

- Grupo de pesquisa “A tradição literária italiana” (CNPq)

Grupo de pesquisa dedicado à tradição literária italiana e credenciado no Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Brasileiro

NOTA: Informações divulgadas pelo Instituto Italiano de Cultura de São Paulo

Richard Foxe
Enviado por Richard Foxe em 25/03/2021
Reeditado em 25/03/2021
Código do texto: T7215396
Classificação de conteúdo: seguro