Será que a Guerra Biológica começou?

Há tempo atrás conversando com um amigo, jornalista e que foi presidente da Fundação Mundial de Ecologia, o qual tenho orgulho de ter tido trabalhado com ele, trata-se do saudoso Waldemar Paioli. Por volta de 1986, ele me disse que iria acontecer uma Guerra Biológica no mundo, conflito esse onde seriam usados microrganismos vivos como arma, dizimando vidas humanas, animais e vegetais. O que podemos dizer do Coronavírus? Como surgiu? Até hoje não temos uma explicação da Organização Mundial da Saúde sobre isso.

Ele dizia que a Terceira Guerra Mundial seria provocado pela Guerra Biológica. Entenda: Basicamente, um agente - um vírus, por exemplo - é liberado no ambiente onde irá encontrar hospedeiros - as vítimas -, se replicarão e se desenvolverão, causando uma doença e contaminando outros indivíduos. Os patogênicos utilizados como arma podem ser: Vírus, Bactérias, Protozoários, Fungos, e qualquer ser vivo que poderia vir a desencadear alguma doença. Recado dado!

Mais porque disso, lhe perguntei.

Ele de forma professoral disse: para a obtenção de vantagens técnicas ou estratégicas sobre um adversário, tanto como ameaça quanto como o seu uso real. Onde tudo começou? Na China!

Então devemos conhecer a China. A China é uma república estado socialista/comunista. Atualmente a China é um dos países que mais cresce no mundo, no contexto econômico, industrial, financeiro, está prestes a se tornar uma potência mundial. ...Na pandemia, foi o país que investiu mais no mundo.

Enquanto brigamos internamente, não nós damos conta da forte presença chinesa no Brasil que ainda na causa polêmica. Acusado de invadir o comércio local com produtos de baixo custo, o país asiático tem sido visto como o responsável por um processo de desindustrialização (eliminação da fabricação de diferentes tipos de produtos) no País. Em outras áreas já temos a presença forte da China, em segmentos da maior importância.

Tudo isso por que a China tem a maior economia do mundo por PIB em Paridade de Poder de compra, estimado em 23,1 trilhões de dólares em 2017. O crescimento aconteceu principalmente devido ao gigantesco aumento das exportações (de 8,8 em 1978 para 438 mil milhões de dólares em 2003).

A China não possui influência mundial quando comparada aos Estados Unidos ou à antiga União Soviética, porém, nas relações internacionais é considerada tanto um poder regional no Leste Asiático quanto uma grande superpotência emergente, se é que temos que tratar a China como emergente.

É preciso que a comunidade cientifica tenha uma resposta plausível para a origem do coronavírus pode nunca ser encontrada, após meses de investigações marcadas pela desorganização, sigilo da China e ressentimentos. Será que a Guerra Biológica começou? Quem ganhou e quem perdeu com a pandemia, outra questão?

Jorge Guimarães

Consultor Empresarial, Coach em Gestão de Emoções e Ativista

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 17/03/2021
Código do texto: T7208957
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.