Cuidado com o Miguel, José Manoel!

Vou dizer algo para você que certamente já passou pela cabeça de muita gente, mas ainda não vi registrado. O que há em comum entre você e uma pessoa de má índole é essa mania feia de julgar quem não conhece conforme o próprio caráter. Sem ir muito longe, não é difícil reconhecer que é mais fácil prum honesto ser vítima de um golpe do que um bandido? Da sua testa para fora, vá no consenso de que todo mundo é inocente até que se prove o contrário; da testa para dentro, porém, seja qualquer um culpado até que se mostre o oposto.

Tá cheio de pilantra por aí posando de gente boa, mas, não se engane, ladrão é qualquer que se apodere do alheio. Portando, quem compra fiado e não paga é tão ladrão quanto quem furta um celular; quem de você pede algo emprestado e não devolve é tão ladrão quanto quem lhe bate a carteira. Aliás, são duas manias feias nesta nossa cultura, a primeira é pedir emprestado e a segunda é não devolver.

Em outras palavras, atente-se aos pilantras ao seu redor, esses que se aproveitam da confiança de pessoas próximas. Pode ser um parente, um vizinho ou um "amigo". Equiparam-se a ladrão fundo de quintal, covardes, melhor seria se estudassem para roubar um banco.

Chagas Fortaleza
Enviado por Chagas Fortaleza em 07/03/2021
Reeditado em 07/03/2021
Código do texto: T7200455
Classificação de conteúdo: seguro