#noticias-da-terra:01 - Cultura e natureza
Cultura e natureza humana.
Olá. Há algo que vocês precisam saber sobre nós humanos. Somos animais biológicos que traz um pacote de informações nativas (instintos) no corpo. No entanto, não sabemos lidar muito bem com estes instintos como sabem os outros animais aqui do planeta Terra. Precisamos de informações externas complementares para organizar nosso corpo individual na vida coletiva. Podemos chamar estas informações externas de cultura. Mas a cultura não é somente informações, ela é também sistemas de valores para que a vida social humana possa existir. São muitas as culturas aqui neste planeta, por isso mesmo, nós humanos somos muitos diferentes em nossos comportamentos sexuais, afetivos, sociais, políticos, econômicos, religiosos, etc. A cultura é algo complexo em nós humanos, mas nem por isso a nossa biologia pode ser desconsiderada. Na verdade, a biologia e a cultura se interagem. De forma resumida, a cultura é um conjunto de sistemas morais (valores) que procuram inibir nossos instintos biológicos. Aqui no planeta terra, o único animal que tem este tipo de controle sobre os instintos somos nós. E fomos nós mesmos que criamos os sistemas de controle para os nossos instintos. A cultura tem outras finalidades, mas pensa-la como um sistema de controle vão lhes ajudar bastante para saber como nós humanos organizamos nossas vidas. Mas não pensem que a cultura consegue domar nossos instintos biológico ou animal. As vezes o sistema cultural falha e agimos através dos nossos instintos. Quando isso acontece trás algum prejuízo na sociedade humana. Os instintos, quando fora do controle cultural ou moral, transforma o ser humano em um animal perigoso a si mesmo e aos outros. Precisamos dos nossos instintos para a nossa preservação, procriação e tantas outras experiências, mas não podemos deixá-los que eles ajam em nosso corpo sem o controle e vigilância da cultura. As sociedades humanas são produtos destes esforços culturais para domar a nossa natureza biológica. As vezes dá certo, outras vezes não. Eu diria à vocês que os instintos humanos sempre escapam da vigilância e controle da cultura. Individualmente cada ser humano procura encontrar uma maneira secreta para sair da vigilância moral da cultura; buscando se aventurar aos prazeres que os seus instintos podem lhes proporcionar. E nessa aventura da transgressão cada um sabe das dores e delícias do uso dos instintos em suas vidas. Como eu havia advertido, a relação entre cultura e instinto é complexa. Se vocês não puderem compreender estas duas dimensões humanas, não venham para terra.