QUE VENHA O ENEM
Você sonhava com o dia em que tivesse a idade e ocasião de prestar o Exame do ENEM.
Esse dia parecia distante, mas eis que se avizinha.
E agora?
A ideia de ter que passar por essa “provação”, começa a ocupar espaço significativo em sua mente:
- estarei preparado(a), para as provas?
- que curso eu vou escolher?
- e se eu não passar?
- etc.
Caro(a) jovem!
Acredito que de alguma forma isto possa lhe ajudar:
Aproveite o tempo que ainda tem, antes do certame e se prepare: estude, estude e estude. Se puder, estude mais um pouquinho e busque eliminar quaisquer dúvidas que porventura ainda lhe restam.
Junte-se a outros jovens tão comprometidos quanto você, para com eles realizar estudos e exercícios em grupos.
Não deixe de participar de simulados, caso você tenha essa oportunidade. Não tendo, procure fazer você mesmo(a) os seus próprios simulados.
Os aspectos físicos e psicológicos, também não devem ser esquecidos. Faça alguns exercícios de alongamento e de respiração no seu próprio ambiente de estudos. Realize atividades físicas ao ar livre, ou em academia, caso possa.
Mentalize o momento da realização do exame, como se você já estivesse no processo.
Ao receber a confirmação do local de suas provas, pesquise onde fica e qual o meio de transporte mais adequado (a pé, metrô, ônibus, carro, moto etc.) e o tempo estimado para chegar até lá. Leve em consideração, que no dia estabelecido, provavelmente o trânsito nas imediações estará mais complicado do que o habitual.
Na véspera prepare o cartão de inscrição, o documento e as canetas, conforme definido no Manual do Candidato. Prepare também uma garrafinha com água e o lanche que julgar mais conveniente, cuidando para que não seja nada que já não esteja acostumado(a), evitando algum desconforto estomacal decorrente de sua ingestão.
Alimente-se bem, considerando o longo período em que ficará sem uma ingestão consistente de alimento.
Programe-se e saia de casa com folga no tempo, de tal forma que na hipótese de algum contratempo isso não vá fazê-lo(a) chegar atrasado(a).
Uma vez que tenha chegado no local de prova com antecedência, procure um lugar tranquilo e faça exercícios de respiração. Isso irá lhe ajudar a encontrar o equilíbrio e serenidade necessários a esse momento.
Tendo tomado essas e outras medidas que julgar pertinentes, vá tranquilo(a) para a sala de prova, concentre-se e faça aquilo para o qual se preparou, com afinco, por tanto tempo.
O sucesso será a consequência de todo o seu empenho.
Por outro lado, caso não obtenha o índice necessário para a sua aprovação, não se cobre demais, pois você fez o melhor que podia. Seja resiliente, aceite o resultado, tome consciência dos motivos do insucesso e busque fazer ainda melhor da próxima vez.
Sucesso!