Vida e Deus: o primeiro e o principal. O fundamento da vida espiritual como da contemplação.

São João, 13 1.

"Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo ao Pai, como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou. 2.Durante a ceia – quando o de­mônio já tinha lançado no coração de Judas, filho de Simão Iscario­tes, o propósito de traí-lo –, 3.sabendo Jesus que o Pai tudo lhe dera nas mãos, e que saíra de Deus e para Deus voltava, 4.levantou-se da mesa, depôs as suas vestes e, pegando duma toalha, cingiu-se com ela. 5.Em seguida, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido."

São João, 13 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-joao/13/

"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho."

João 14:1-4

__________

Colossenses 3,16

"Habite ricamente em vós a Palavra de Cristo; ensinai e aconselhai uns aos outros com toda a sabedoria, e cantai salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão no coração.

17 E tudo quanto fizerdes, seja por meio de palavras ou ações, fazei em o Nome do Senhor Jesus, oferecendo por intermédio dele graças a Deus Pai. O cristão e seus relacionamentos"

_____________

Nosso foco e centro é Deus! Portanto, deve ocupar o primeiro lugar em nossas vidas cotidianamente.

J B Pereira

"A vida eterna é essa, que conheçam a Ti o Deus Verdadeiro e a seu Ungido Jesus Cristo, que enviaste."

João 17,3

"Erroneamente, esperamos mudar o mundo e a nós para que algo em nós se modifique em direção a Deus. Porém, poucas vezes Deus ocupa o primeiro lugar em nossas vidas. (...) nossa atenção se volta a Deus e a Jesus Ressuscitado. Contemplar a Deus não significa desprezar o mundo e os homens ..."- segundo Franz Jalics (p. 303)

O Evangelho, o catecismo, a doutrina da Igreja católica e a Patrística (inclusive os Exercício Espirituais de Santo Inácio de Loyola) centralizam o nosso encontro com Deus, que vem ao nosso encontro em Jesus pela fortaleza do Espírito Santo.

A comunhão dos santos e o coro dos anjos estão já mergulhados nessa realidade celestial.

Franz Jalics em Ejercícios de cntemplación... (1998,302-4), quando conversa com Irene que faz os exercícios de contemplação, faz as observações:

* A contemplação centraliza Deus como fonte e graça. Toda oração, a vida da igreja, a liturgia, os livros religiosos vem de Deus. "Buscai o Reino de Deus e sua Justiça e tudo o mais será dado..."

* A transformação de nossa vida e do mundo tem como fonte em Deus, que é o maior bem e capaz de mudar tudo e todos."É consequência da contemplação. Se contemplamos a Deus, somos transformados em seus filhos. A força mais poderosa para transformar o mundo é a contemplação direta, sem propósito, preocupação nem meta, de Jesus Ressuscitado. Todo mais dimana sem problemas desta fonte" (JALICS, 1998, p. 304)

Abaixo. veja e leia, até no pensamento do escritor Paulo Freire, educador perseguido no Brasil pela ditadura militar, há sua advertência de que não podemos ficar acomodado esperando a mudança do mundo e da realidade. Há de fazer nossa parte e com dedicação para que o mundo seja melhor e mais ético, menos analfabetos e mais respeito à dignidade das pessoas.

Cada um verifique como se aperfeiçoar e buscar melhorar sua conduta, prudência, sabedoria, espiritualidade, amor ao lar e ao trabalho, desenvolver as boas habilidades para bom dos outros...

“Constato para mudar e não para me acomodar.

Seria uma desolação para mim, se, enquanto ser

humano tivesse de reconhecer a minha absoluta

incapacidade de intervir na realidade. Se tivesse de

reconhecer que a minha aptidão de verificar não se

alonga em mudar o contexto em que verifiquei,

provocando futuras verificações diferentes.”

(Paulo Freire*)

* FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São

Paulo: UNESP, 2000.

________

Ejercicios de contemplación: 142 (Espanhol) Capa comum – 5 março 1998

por Franz Jalics (Autor)

Detalhes do produto

Editora : Ediciones Sígueme, S. A.; 1ª edição (5 março 1998)

Idioma : Espanhol

Capa comum : 320 páginas

ISBN-10 : 8430113304

ISBN-13 : 978-8430113309

Dimensões : 14 x 2 x 21 cm

Ranking dos mais vendidos:

Nº 460,059 em Livros (Conheça o Top 100 na categoria Livros)

Nº 2,995 em Importados sobre Crescimento Espiritual Cristão

Descrição do produto (resenha)

Contracapa

Los seres humanos buscan un contacto simple, espontáneo y directo con Dios. No en vano, esta sencillez es una necesidad básica del hombre moderno frente al mundo tecnificado, complejo y vertiginoso que habita. A ese camino, caracterizado por el contacto directo con Dios, se le denomina contemplación. Tras atesorar una amplia experiencia como maestro de oración y director de Ejercicios espirituales, Franz Jalics ofrece en esta obra un manual práctico para quienes deseen emprender por sí mismos el camino contemplativo. Además, en él se enseña con todo detalle a practicar la invocación de Jesús u oración del corazón.

___________

Rasu

5,0 de 5 estrelas Muy interesante

Avaliado na Espanha em 25 de novembro de 2016

Compra verificada

Para el que se inicie en la meditación cristiana te describe paso a paso el camino. Son interesantes los diálogos.

J B Pereira e https://www.amazon.com.br/Ejercicios-contemplaci%C3%B3n-Franz-Jalics/dp/8430113304
Enviado por J B Pereira em 28/01/2021
Reeditado em 10/02/2021
Código do texto: T7170648
Classificação de conteúdo: seguro