Imagem: Arquivo Pessoal
 


O Amazonas

O Amazonas é um lindo estado com uma floresta exuberante onde sentimos a força pujante da vida e do seu ecossitema. Somente quem a conhece pessoalmente tem a dimensão do que significa esse presente de Deus em nosso País. O meio de locomoção entre os seus municípios se dá mais por barcos e aviões devido as suas especificidades logísticas, é um desafio residir no Amazonas.

Então, chega uma Pandemia e faz sofrer a população local cujo estado carece de um serviço hospitalar de qualidade e acessível a todos. É lamentável o descaso das autoridades em seus três níveis de esfera com a população manaura diante do enfrentamento da Covid 19. É inconcebível para nós que um Estado deixe faltar oxigênio medicinal em seus hospitais, é inimaginável. Como pode? Por quais motivos deixou-se o caos se instalar? Não há um minímo de planejamento na gestão da saúde pública? Por que motivos não tornaram públicos o estado de calamidade sanitária e exigiram do judiciário que medidas fossem tomadas para garantir o abastecimento dos estoques do gás a fim de não chegar ao esgotamento total e pessoas perdessem as suas preciosas vidas? 

Confesso aos leitores e escritores que a minha indignação é imensa, assim como, creio eu - a de vocês. O que aconteceu com o nosso Brasil? Assistimos a ingerência na administração do País em um momento em que a mão pesada da natureza abateu-se sobre o mundo com uma nova doença. Nos sentimos à própria sorte e como se não bastasse ainda temos que lhe dar com as fake news que propagam desinformação nas mídias sociais com a velocidade de um relâmpago. As pessoas também não facilitam expondo-se ao risco, contaminando-se e adoecendo quem mais precisa de cuidado e que nos cuidaram por toda uma vida que são os nossos pais e avós.

Vejo estarrecida que o mundo e em especial o Brasil não irão sair melhores depois que a Pandemia passar. Como acreditar que esssas pessoas terão empatia se no momento atual têm um posicionamento egoísta e individualista pondo em risco até seus parentes amados? Mas, sempre acreditei na esperança, é ela que me move e por acreditar nela continuarei tendo fé que as pessoas do mundo irão se tornar mais amáveis e mais misericordiosas. Ao amazonas que fique a lição para os seus governantes que investir em saúde é fundamental para enfrentar as crises que surgem pelo caminho e para os manauras que aprendam a votar e a exigir de seus governantes os direitos básicos assegurados na Constituição Federal de 1988, dentre eles a sáude que deve ser acessível a todos.

 
Alvaniza Macedo
16/01/2021




 
Alvaniza Macedo
Enviado por Alvaniza Macedo em 16/01/2021
Código do texto: T7161204
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.