A Nossa Água de Cada Dia

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Nós os humanos, a terra com a sua cobertura vegetal, os seus microorganismos, os viventes dum modo geral, precisamos duma água boa, de qualidade, para o bom funcionamento do mundo celular.

A água numa das suas nobres funções, presente no sangue percorre as artérias, veias e capilares, oxigena e nutre as células com os mais variados nutrientes vitais.

Num caminho inverso no organismo, nestes vasos sanguíneos, carreia as impurezas metabólicas (dióxido de carbono e outras toxinas presentes).

Como se fosse pouco a sua função de gerar e manter a vida na Terra… Ainda têm mil e outras utilidades que não é o caso aqui cita-las.

O que não dá é para entender o tamanho do desprezo, do descaso e da injustiça que dispensamos a ela (a nossa água de cada dia). -- Com as nossas atitudes insanas (somos os únicos seres que poluem a água que precisam para viver e tantas outros benefícios mais, que ela nos proporciona).

Na verdade cuspimos no prato que comemos, atiramos no pé o tempo todo, com tanta falta de respeito a este santo líquido (a água). Ao descartarmos nas águas superficiais, em campo aberto, os nossos resíduos sólidos, rejeitos... A não dar-se a estes uma destinação adequada.

Inúmeros corpos d'água existentes no território brasileiro estão poluídos de alguma forma por quem mais poderia cuidar e não cuida devidamente: o homem.

Devemos a ela (a água) um tratamento mais humanizado possível; respeitoso e digno.

Agradecemos ao Pai Supremo em primeiro lugar por estarmos vivos e desenvolver normalmente as nossas atividades afins; em segundo, a nossa água de cada dia!

Pela sua importância a água deveria ser o bem natural que mais carecia de ser cuidada, amada, reverenciada até.

Nascentes estão a secar em todo o país e mundo afora; exclusivamente por nossas irresponsabilidades…

É um fato que só sabemos da real importância da água quando ela acaba ou se torna impossível de ser usada por nós.

Façamos alguma coisa no sentido da geração, preservação e uso racional desse recurso natural, enquanto há tempo, não somente nos lamentemos!

* Nemilson Vieira,

Gestor Ambiental, Acadêmico Literário

(07:10:2014)