Álbum de Figurinhas

Antônio tinha 4 anos quando ganhou do pai um álbum de figurinhas. Apaixonou-se pelo álbum e todos os dias o pai lhe dava dinheiro para comprar alguns pacotes de figurinhas.

O tempo passou e Antônio quase completou o álbum. Ficou faltando apenas uma figurinha, uma só! Essa figurinha Antônio chegou a ter, mas perdeu-a, pois não soube cuidar dela. Por causa disso, Antônio nunca mais foi feliz.

Um longo tempo se passou. Antônio se tornou um homem bem-sucedido. Um dia, teve de ir às pressas para a Inglaterra, a fim de resolver assuntos profissionais. Ao passar diante de uma loja, ele bateu o olho na vitrine e viu sua figurinha ali. Ela estava colocada em uma pequena cadeira de madeira, como se “fosse uma rainha sentada em seu trono”.

O coração de Antônio foi parar na boca, tamanha a sua emoção. Ele entrou na loja e logo foi atendido por um senhor que carregava uma expressão bondosa:

- Pois não, senhor... O que deseja?

E Antônio, quase sem voz, a ponto de chorar, respondeu:

- Eu queria saber quanto custa aquela figurinha que está ali, na vitrine, na cadeirinha de madeira... Eu pago o que o senhor pedir! Eu dou todo o dinheiro que tenho lá no Brasil, pois sou muito rico. Mas eu quero aquela figurinha. Estou há mais de 50 anos atrás dela!

- O senhor não tem que me pagar nada... Não há dinheiro algum que compre aquela figurinha, e sabe por quê?

Desconcertado, Antônio, com lágrimas escorrendo pelo rosto, perguntou:

- Por quê?

- Porque aquela figurinha está aqui há mais de meio século esperando justamente pelo senhor. Aquela figurinha é sua! Pode levá-la.