O preto
E quanto você vê, o moço da loja já te perseguiu por todo o estabelecimento espiando as suas sacolas, pra ver se, de repente, você não colocou nada sem querer e vai embora sem pagar...
E quando você percebe, a pessoa já te ofereceu uma cor de blusa mais clara pra disfarçar o seu tom de pele, "pra você ficar mais clara", diz. Mas fica sem graça depois que já disse, mas não é preconceito e lista o tanto de amigos negros que tem, só para provar o quanto é "gente do bem"!
De repente você perdeu a promoção que tanto almejava, para alguém que tem menos capacidade do que você, mas cujo "perfil" combina mais com a empresa. Tudo bem, você já chegou muito longe, metade da sua raça aqui na empresa nem tem Ensino Médio, "Olha só para você!", diz ele se sentindo O motivador.
A vida vai passando rápido aos seus olhos, mas é lentamente que você enxerga homens e mulheres, idosos ou crianças sendo feridos e esmagados por dentro porque a sua COR é PRETA e a sua RAÇA é negra!
É doloroso quando a professora do seu sobrinho o coloca nos papéis em que "a corzinha dele combina melhor".
É debilitante quando acham que você tem que achar normal ser seguido loja afora, ser constrangido, diminuído, limitado e ser tratado da pior maneira porque é preto.
Esteja sob a minha pele.
Sinta a minha dor.
Depois falaremos sobre discriminação racial.
Depois você me conta se ainda acha que preconceito não existe.
(A propósito, eu saí do estabelecimento sem comprar e nunca mais voltei.
Na loja, não tive com quem reclamar, pois foi dito pela própria dona. Mas deixei bem claro o orgulho que tenho de mostrar bem mostrado a minha linda cor!
Saí da empresa. Sou concursada e melhor paga agora.
Meu sobrinho fez o papel tão lindamente, que brilhou mais do que o ator principal.)