Apelo aos amigos do Recanto

Embora eu tenha ao longo dos anos postado quatro mensagens similares na minha escrivaninha, o fato continua a acontecer com certa frequência. Refiro- me ao desvirtuamento do campo dos comentários, que estão sendo utilizados para textos aleatórios, simples recados que nada têm a ver com a matéria postada. Sem dúvida, isso acontece também em outras escrivaninhas.

Frustra, sem dúvida, elaborar uma poesia, um conto, uma resenha, aí vem uma pessoa, inclusive, várias vezes, pessoas de nossa estima e amizade, e "tasca" alguma coisa que não tem nada a ver. Eu lamento, não quero magoar ninguém, mas sou obrigado a apagar esses "comentários que não são comentários".

Isso me faz lembrar aquele filme "Help!" dos Beatles, que assisti quando de seu lançamento nos cinemas cariocas em 1965. Era totalmente maluco, e no final, nos créditos, dizia que o mesmo era uma homenagem ao inventor da máquina de costura. Não tinha nada a ver.

Digamos que eu me dê ao trabalho de ler um livro da primeira até a última página. Aí, dedico algum tempo elaborando uma resenha e publico aqui, inclusive com fotografia da capa. Aí alguém "invade" o meu campo de comentários e coloca algo assim: "Oi Miguel, passei aqui para te dar um alô, abração!"

Ah, tá. Mas você leu sequer a minha resenha?

Percebam que, mesmo sem ser por mal, isso é uma desfeita. Estão quase no mesmo caso certos comentários que aparentemente falam do que a gente escreveu mas em termos tão vagos e laconicos que serviriam para qualquer matéria. Aliás desses a gente encontra iguais ou praticamente iguais reproduzindo-se em diversas escrivaninhas, parece que são copiados e colados.

Quando eu comento, mesmo dispondo de pouco tempo, procuro me referir a algo específico da matéria comentada, para que não fique dúvida de que eu realmente li.

Não pensem, por favor, que eu esteja à espera de elogios. Não sou o Popeye, mas quem quiser pode até me espinafrar e ao meu texto no comentário, desde que não baixe a ofensas e baixarias. Prefiro isso a ver meu texto completamente ignorado.