PARA REFLETIR
Para refletir...
Acredito nos sonhos e pensarei dessa forma independente de qualquer variável, por que não ? Como mágica se realizarão. Sou negro, e por isso podem supor que a reflexão terá uma linha militante contra o proconceito. Mas não vou entrar no mérito racial, pois todos sabemos fazem parte do cotidiano social no país. Falarei sim, das barreiras e paradigmas impostos pela sociedade fazendo as pessoas desistirem de seus ideais.
Sou da cidade do Rio de Janeiro, destruída por conta de décadas envolvida em administrações públicas incopetentes e corruptas. Somos um povo atualmente revoltado por tanta violência, falta de respeito e descaso por parte das autoridades. As oportunidades não aparecem e do contrário dificuldades proliferam. Em meio a essa catastrofe urbana desistir é o caminho ? Deixar de estudar, trabalhar e acima de tudo sonhar irá resolver nossa situação ?
Vejo pessoas condenando a cidade e exaltando outros estados do país e até mesmo o exterior. Mas nesses lugares para se viver não haverá dificuldades ? Não será necessário arregaçar as mangas e trabalhar duro para conquistar espaço e respeito ? Mais especificamente falando do Rio, não se trata de fechar os olhos para os problemas (que são muitos) mas acredito em nosso potencial. Em diversos momentos a diferença está em cada um, vencer ou perder cabe a nós. Creio de verdade ser capaz de tudo independente de onde estiver e sinceramente vejo apagado esse sentimento em muitas pessoas. Várias optam por se esconder na sombra das adversidades ao invés de encara-las e batalhar por futuro melhor.
Tenha em mente você é capaz, sua cor, credo ou país não determinam nada. Mas é necessário acreditar, pois se esse sentimento de vitória não partir de nós mesmos a conquista cada vez mais fica distante.
LUTE E NÃO DESISTA !