PLURALIDADE
Que a natureza é uma ótima referência para nos inspirar e ensinar, não é novidade para ninguém.
É tanta diversidade que, por mais que nos esforcemos e reconheçamos, não nos damos conta do quanto que ela pode nos servir de parâmetros e de ser ainda mais útil para o aprendizado em nosso dia-a-dia.
A pluralidade é a tônica da natureza, ou seja: tudo o que nela há é diversificado e jamais se observa a unicidade.
É essa variedade de formas, fases, movimentos, contextos e contrastes, que tanto nos inspira, encanta e torna a vida possível.
Se essa é uma verdade inconteste, porque haveria de ser diferente em relação a nós, os humanos?
Acaso não somos parte integrante da natureza?
Tenho convicção de que sim; somos parte integrante da natureza.
Somos diversos, temos nossas qualidades e defeitos, erros, acertos, fortalezas e fraquezas, que nos são próprias enquanto indivíduos.
Então por que não aceitamos que o outro seja diverso de nós, que tenha outra forma de pensar e de agir?
Por que queremos impor ao outro, aquilo que é exclusividade nossa?
Por que não abrimos mão das nossas "verdades", convicções e dogmas?
Seria por ignorância, vaidade, intolerância, prepotência?
Por que razão?
Bora refletir?