Imagem: Google


O Que É a Vida?


O que é a vida senão um sopro de vida? Estamos saudáveis, fortes e de repente uma síncope, fatalidade e tudo acaba. Ou para a sorte de quem tem vida longa a velhice chega a ser um presente, mas a vida tece o seu fio e dele ninguém escapa. Na velhice o tempo pesa sobre os ombros e a elegância ereta e firme de outrora dá espaço a uma estrutura frágil e curva; em cada olhar lançado no mundo a busca pelos mínimos detalhes como quem quisesse registrar nas retinas o último cenário contemplado e na consciência a certeza de que o fio da vida está cada dia mais tênue, mais gasto e que o seu rompimento aproxima-se mais e mais. Sente-se uma angústia que, em alguns momentos, chega a corroer a alegria e a esperança e então clama-se ao Senhor pedindo que abrevie o momento final e corte o fio. Em outras situações, a sede de viver é tamanha e deseja-se estar presente em todas as situações festivas, quer estar ao lado dos filhos e amigos e contar as histórias dos tempos idos e dar gargalhadas e gargalhadas a lembrar um passado que só retorna nas lembranças, por vezes uma lágrima rola na face, em outras abre-se um largo sorriso no rosto. Assim é a vida, breve para os jovens que não puderam envelhecer e longa para os que ficam idosinhos. E a natureza segue em seu tear, tecendo fio a fio o tecido de nossas vidas. Sim, eu quero envelhecer e por esse querer trato o idoso com a ternura do meu coração, pois os jovens, em sua grande maioria, não têm o cuidado de colocar-se naquela posição frágil e delicada de alguém que já foi forte e robusto.  Respeitar o ancião é respeitar o próprio futuro e dar exemplo para as novas gerações de que ali, naquele corpo debilitado e naquela memória falha há um alguém que amamos e que deu o seu melhor por nós. É preciso respeitar o tempo e o seu fio, pois que a vida é construção, memórias, lembranças e depois nada mais.


Alvaniza Macedo
02/10/2020




 

Alvaniza Macedo
Enviado por Alvaniza Macedo em 02/10/2020
Reeditado em 11/12/2022
Código do texto: T7078083
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.